Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos ao Instituto Pinheiro Machado

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 07 de novembro de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (5), a Moção nº 74/18, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos ao Instituto Pinheiro Machado pelo trabalho desenvolvido no município.

Segundo o edil, em 31 de dezembro 1943 os diretores do Centro Espírita "Allan Kardec" lançaram uma campanha para a criação do "Abrigo Pinheiro Machado", ocasião em que foram recebidos recursos em dinheiro, materiais de construção e até mesmo mão de obra por parte da população, bem como doações da Prefeitura Municipal. "Antônio de Freitas doou o terreno localizado na esquina das ruas Rodrigo Alves e São Sebastião para construção do prédio onde funcionaria o Abrigo", observou.

Conforme Roberto, no dia 31 de dezembro de 1952, o Abrigo passou a ser chamado de Instituto Pinheiro Machado, em seu formato atual abarca o Educandário, o Centro Espírita Allan Kardec, sendo este o idealizador do Instituto, e uma casa localizada no Jardim São José/Esplanada que atende as crianças do bairro.

"O Educandário visa o atendimento a crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, o Instituto cuida de 153 crianças, que depois de atingida a idade máxima são encaminhados para o maternal dois. Através da parceira com o Ministério da Educação são cedidas duas salas do prédio para o maternal. Composto por 20 pessoas e 17 funcionários, estes divididos entre monitores, cozinheiros, entre outros, que compõe toda a parte do cuidado com as crianças do Instituto", ressaltou.

De acordo com o vereador, as atividades do Instituto são mantidas através de parceiras, doações e eventos com a finalidade de arrecadar recursos, bem como a colaboração do Desafio do Bem. "Todo o valor recebido do Desafio do bem é aplicado no Educandário, para melhoria das instalações proporcionando um serviço de qualidade às crianças, portanto, de todos os projetos e atividades desenvolvidas o Educandário é o que exige mais recursos", salientou.

O edil finalizou: "Diante do inestimável trabalho realizado pelo Instituto no cuidado para com as crianças, este vereador concede esta Moção de Aplausos."

 

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra da Moção e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email