Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo elaboração de Projeto de Lei que implanta sistema de captação e aproveitamento de água da chuva em imóveis

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de novembro de 2018

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária da última segunda-feira (5), o Requerimento nº 485/18, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de elaborar um Projeto de Lei, conforme Anteprojeto de Lei que encaminhou anexo, que "Implanta o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva através da instalação de reservatórios para captação e utilização de águas pluviais não tratadas em imóveis residenciais privados e comerciais do Município de Novo Horizonte".

O edil explicou que a proposta tem a finalidade de implantar, em novos termos, o sistema de reaproveitamento da água da chuva através da instalação de reservatórios para captação em imóveis residenciais privados e comerciais. "Na cidade de São Carlos já foi implementado como diretriz para as novas construções que cumprem os requisitos do projeto, nos dando exemplo de que é possível realizar no município", observou.

O vereador ressaltou que há necessidade de implantação de ações de controle sustentáveis que contribuam para o restabelecimento do equilíbrio hidrológico e minimizem os impactos da urbanização. "É preciso que no município se estabeleçam diretrizes para o aproveitamento da água pluvial em atividades que não necessitem de água potável, contribuindo desta forma para o combate à escassez de água", afirmou.

Por fim, Roberto destacou que todo o valor gasto com o projeto será com o tempo amortizado na economia que a captação da água da chuva traz aos imóveis privados e comerciais, pois atividades que não exijam água potável, poderão ser utilizadas águas fluviais.

 

*********

Tramitação

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email