Vereador Nelsinho Luiz solicita ao Ministro da Saúde implantação do Programa Saúde da Família em duas UBSs do Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 14 de novembro de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (5), o Requerimento nº 521/18, do Nelson Luiz Benvenuto (Nelsinho Luiz), ao Ministro da Saúde Gilberto Occhi, solicitando a implantação do Programa Saúde da Família (PSF) nas Unidades Básicas de Saúde "Raul Alves Vila Real" e "Hermínio Ramazzini", localizadas em Novo Horizonte/SP.

O edil explicou que o PSF surgiu no Brasil como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS. "As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade", observou.

Segundo Nelsinho, a estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. "O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de corresponsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade", ressaltou.

O vereador finalizou: "O Programa de Saúde da Família é um projeto de grande potencialidade que atende às necessidades básicas, desenvolvendo atividades de prevenção, pesquisa, educação e cura da população. A implantação do PSF nos dois locais acima citados vem de encontro às necessidades da referida população e tem o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida a todos."

 

*********

Tramitação

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento nº 520/18, clique aqui.

 

 



Cadastre-se e receba notícias em seu email