Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo Municipal implantação do sistema fotovoltaico de geração de energia no Paço Municipal

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH

Publicado em: 13 de agosto de 2019

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (5), o Requerimento nº 310/19, ao Executivo Municipal, solicitando a implantação do sistema fotovoltaico de geração de energia no Paço Municipal.

O edil explicou que o sistema fotovoltaico é uma fonte alternativa e ecologicamente correta de geração de energia através da irradiação solar. "A energia solar como fonte energética cresceu 169% no interior paulista, resultado da implantação do referido sistema em diversas empresas e residências", observou.

Conforme o vereador, as placas fotovoltaicas são responsáveis pela captação da luz do sol, tem durabilidade superior a 24 anos com garantia de fábrica de 12 anos, e o prazo para instalação até seu pleno funcionamento é de apenas três meses. "Neste período, o retorno financeiro que projeto em questão proporciona possibilitará investimentos em diversas outras áreas do Município, como também a implantação do projeto de energia fotovoltaica em outros prédios públicos de Novo Horizonte", destacou.

Para a viabilização do sistema, Roberto salientou que a Caixa Econômica Federal propôs um financiamento com carência de dois anos para início do pagamento. "A economia que o sistema fotovoltaico proporciona no gasto da Prefeitura com energia elétrica possibilitará uma reserva financeira durante o período de carência. Sendo assim, o investimento será, na maior parte, pago apenas com a economia gerada, não onerando o Município. Segue em anexo a simulação do financiamento juntamente com a projeção do retorno financeiro gerado pela economia", afirmou.

Diante das razões expostas, o edil fez tal solicitação, a fim de proporcionar economia nos gastos da Prefeitura com energia elétrica, e contribuir para um Município mais sustentável com a produção de energia limpa.

 

********

Tramitação

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email