Vereador Tiago Marins apresenta Moção de Aplausos a grupo que realizou limpeza da lagoa do Centro de Educação Ambiental "Walter de Biasi Filho"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 09 de novembro de 2017

    O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (6), a Moção nº 96/17, do vereador Tiago da Silva Marins (Tiago Marins Cabeleireiro), de Aplausos ao grupo que realizou a retirada dos aguapés, limpeza e preservação da lagoa situada no Centro de Educação Ambiental "Walter de Biasi Filho", na pessoa da presidente da Associação dos Protetores e Cuidadores da Lagoa e Jardim Itapuã (APEC), Divacir Martins.

    Segundo o edil, as ações de remoção dos aguapés foi apenas uma das ações realizadas para a limpeza e preservação da referida lagoa. "Muitas outras estão sendo realizadas, como o recolhimento de lixos e materiais recicláveis de dentro da água e de todo o entorno da Lagoa, cuidados com as árvores e os animais. Também houve a instalação de recipientes para o lixo, a sensibilização e educação ambiental aplicada pelo grupo aos pescadores e outros frequentadores do local, etc,", afirmou.

    Tiago destacou que a iniciativa destas ações envolve um grupo de várias pessoas de diferentes bairros que frequentam o local, além dos alunos do curso de Meio Ambiente da ETEC e a Câmara Setorial da Náutica do COMTUR, que a partir do Torneio de Pesca, realizado pela Diretoria de Turismo, em julho deste ano, identificaram lideranças entre moradoras do Jardim Itapuã que vêm mobilizando colaboradores, parcerias e conhecimentos para o fortalecimento das ações. "Como resultado, desta mobilização surgiu um coletivo que se denomina Associação dos Protetores e Cuidadores da Lagoa e Jardim Itapuã – APEC", ressaltou.

    "Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa, pois a água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água", observou.

    Para o vereador, a preservação do meio ambiente passou a ser uma preocupação global, que se deve à valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da preservação dos recursos naturais.

 

**********

- Para acessar a íntegra e a tramitação da Moção, clique aqui.

*Observação: Na íntegra da Moção estão citados os nomes de todos as pessoas envolvidas na ação.



Cadastre-se e receba notícias em seu email