Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Ciretran de Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 24 de novembro de 2017

Os vereadores Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (23), à 58ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pela Diretora Técnica Letícia de Oliveira Ventura Quesada, que explicou que o órgão se tornou uma autarquia desde 2013. A Ciretran em Novo Horizonte possui 14 funcionários, realiza diversos serviços, entre eles, transferência de propriedade, licenciamento, primeira habilitação, renovação da habilitação, procedimento administrativo de suspensão de habilitação, lacração de veículos, entre outros.

Segundo Letícia, a Superintendência de São José do Rio Preto, regional de Novo Horizonte, compreende 32 cidades e Município possui a 4ª maior frota. "Trabalhamos no sistema do Poupatempo, no entanto, não temos neste prédio a estrutura física de um Poupatempo e esse é o nosso principal problema. Grande parte dos processos feitos eletronicamente em outras unidades, aqui são feitos de forma física, o espaço também não é o adequado para vários serviços que prestamos", afirmou.

Conforme a Diretora, existe uma parceria entre o Detran e a Prefeitura. "Precisamos que a Prefeitura nos ceda um barracão, quatro paredes e uma porta de vidro. Todo o restante fica por conta do Detran, novos equipamentos e mobiliário, funcionários treinados, condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão, entre outros benefícios. Também há possibilidade de oferecer no mesmo local outros serviços, como da Dimutran, do PAT, do Banco do Povo, da Junta Militar e do Ministério do Trabalho, facilitando para a população", salientou.

Atualmente, o Estado repassa para o Município 50% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). "No entanto, a Prefeitura poderia arrecadar também através de um pátio municipal para guarda de veículos apreendidos, o valor de guincho e diária ficariam para o Município", observou Letícia.

Os edis questionaram a Diretora a respeito de transferências de veículos que estão sendo feitas em um Município vizinho. Segundo ela, Novo Horizonte só realiza o procedimento com a apresentação de todos os documentos exigidos pelo Detran, no entanto, informou que uma cidade vizinha, que não pertence à Superintendência de São José do Rio Preto, não faz todas as exigências, o que facilita para quem não possui toda a documentação ou tem alguma irregularidade no veículo.

No final da visita, os vereadores conheceram o prédio da Ciretran, os funcionários, agradeceram Letícia por todas as informações passadas e disseram que vão solicitar ao prefeito municipal a possibilidade de um novo prédio para a unidade. A Diretora e os demais funcionários agradeceram a visita e se colocaram à disposição da Câmara Municipal.

 

****

Projeto "Câmara Visita"

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com as instituições e a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.

 



Cadastre-se e receba notícias em seu email