Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos ao grupo Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 22 de fevereiro de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (19), a Moção nº 9/18, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos ao grupo "Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte", presentes na sessão, na figura de sua presidente Iara Maria Cardoso Machado, pelas diversas ações sociais que desenvolvem em prol da entidade.

O edil explicou que o grupo é formado, atualmente, por 28 membros, e teve início em 5 de novembro de 2015, quando ocorreu sua primeira reunião. "A ideia do voluntariado veio através do Prefeito Municipal Dr. Toshio Toyota, quando este percebeu a importância de tal trabalho em prol da Santa Casa", afirmou.

A iniciativa para o surgimento da equipe, conforme Roberto, partiu da atual presidente do grupo, Iara Maria Cardoso Machado, a qual começou o processo convidando membros como Regina Célia Spir Bonamin, que a ajudou a recrutar mais pessoas para compor o quadro de voluntárias. 

"Para a elaboração do grupo, Iara, Regina e Juliana Sene tomaram como exemplo o Hospital de Base de São José do Rio Preto, quando conheceram o trabalho que uma equipe de voluntárias desenvolve no local. O objetivo na criação do grupo de voluntariado em Novo Horizonte foi auxiliar na humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e em todos os serviços da Santa Casa e do Pronto Socorro", observou.

Segundo o vereador, o grupo está instalado em uma sala ao lado da Administração da Santa Casa de Novo Horizonte e realiza plantões de segunda a sexta-feira, no período matutino e vespertino, distribuindo kits de higiene pessoal para os usuários do SUS que necessitam de assistência. "Os itens que compõem os kits são arrecadados pelas voluntárias através de campanhas junto a farmácias e supermercados", salientou.

Roberto ressaltou que a equipe também realiza um bazar de roupas que são doadas por pessoas físicas e por lojas como a Danbela, Nakoliny, Malhas e Cia, Marilice e Nova Terra, e também com doações em dinheiro e de notas fiscais paulista pelo comércio local.

"Com a colaboração das voluntárias a Santa Casa já passou por diversas melhorias, contribuindo, de modo geral, para a prestação de uma assistência digna aos que necessitam dos serviços do hospital. Pela importância do trabalho que a equipe de Voluntárias da Santa Casa de Novo Horizonte desenvolve este vereador lhe concede esta Moção de Aplausos", finalizou. 

 

 

**********

Tramitação

- A matéria foi aprovada em única votação por unanimidade;

- Para acessar a íntegra da Moção e conferir sua tramitação, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email