Projeto Câmara Visita esteve na Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (22), à Diretoria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pelo Diretor Mauro Zanelatto Júnior e pelo Diretor Adjunto Jairo Ferraz Sampaio. Conforme Mauro, a pasta é responsável por toda a limpeza pública, manutenção das praças, áreas verdes e do canil/gatil municipal.

O Diretor informou que de 100 funcionários, aproximadamente, 20% encontram-se afastados. "Hoje, por exemplo, tenho quatro servidores para manutenção das praças. Fizemos uma parceria com a Associação de Recicladores para que eles façam a coleta dos recicláveis, de forma que vão incluir seis famílias e, desta forma, consigo destinar mais seis funcionários para a manutenção das praças", explicou.

Ainda sobre a limpeza pública, Mauro explicou que questões burocráticas, como licitação de peças e manutenção de veículos e máquinas prejudicou o andamento do serviço, que, segundo ele, deve ser normalizado até o final do ano. "Atualmente, não temos varredeiras na cidade, mas estamos licitando uma varredeira mecanizada que será destinada à limpeza de vias públicas", observou.

O Diretor Adjunto Jairo Ferraz Sampaio é o responsável pelo Centro de Educação Ambiental "Walter de Biasi", espaço dedicado à conscientização sobre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O Centro trabalha em parceria com escolas municipais e particulares e desenvolve diversas ações como distribuição de panfletos, palestras, oficinas, entre outras, que tratam de reciclagem do lixo, de resíduos da construção civil e de óleo de cozinha; poda consciente das árvores; cuidados com animais de estimação e adoção.

"Vamos desenvolver uma campanha para adoção de animais em breve, pois o gasto do Município com o canil/gatil é muito alto, temos muitos animais e diariamente aparecem mais. O próximo 'Cãominhada' já está marcado para junho e o centro cirúrgico para castração de animais também está em construção", salientou Jairo.

Mauro levou os vereadores para conhecerem o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos de Construção e Demolição construído ao lado da Associação de Recicladores, localizados na "Estrada do Taquaral". Conforme Mauro, o PEV está pronto e faltam chegar apenas as caçambas. Ele também esclareceu que o segundo ponto deve ser construído no Residencial Viva Mais Novo Horizonte, entre área verde e área institucional, no entanto, se o Projeto para abertura do crédito não for aprovado pela Câmara, o Município terá que devolver o recurso para o Estado.

No final da visita, os edis conheceram o trabalho da Associação de Recicladores. "As condições de trabalho melhoraram muito de um ano para cá e depois que mudamos a forma de coleta de lixo na cidade a demanda de material aumentou. Eles também se organizaram melhor e hoje são 19 colaboradores que conseguem tirar sua renda da reciclagem", ressaltou. Nelsinho e Sônia agradeceram todas as informações passadas por Mauro e Jairo, que se colocaram à disposição da Câmara sempre que necessário.



Cadastre-se e receba notícias em seu email