Projeto Câmara Visita esteve no canil/gatil Municipal

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de março de 2018

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da quinta-feira (1º), ao canil/gatil Municipal. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pela vereadora Ivone Magri Ruiz, que cuida dos animais no local há 31 anos (10 anos com a estrutura atual de baias). Segundo ela, atualmente, o canil abriga 284 cães nas baias e outros 140 ficam soltos, mas se alimentam no local todos os dias, e o gatil abriga 220 gatos.

Ivone explicou que a Prefeitura Municipal disponibiliza ração e medicamentos veterinários para os animais, no entanto, todos os outros gastos são custeados por ela, valor que chega a aproximadamente R$ 4.200,00 ao mês. "Diariamente, cozinho 15 quilos de arroz, além de fígado de frango e coração de boi que misturo junto com a ração. Para os gatos gasto em média oito latas por dia de whiskas, que custa R$ 5,50 cada", afirmou.

Com relação à manutenção do local, a vereadora ressaltou que tudo é custeado por ela, desde conserto e compra de equipamentos, reparos na estrutura, além de realizar, atualmente, todo o serviço de preparação dos alimentos, limpeza do local, banho nos animais, transporte dos doentes para atendimento com veterinário, entre outros, pois o único funcionário da Prefeitura que trabalhava no local não desempenha mais suas funções no canil/gatil.

Segundo Ivone, um dos principais problemas atualmente é com relação à fossa séptica. "Desde maio de 2017 que a fossa não é limpa, o que dificulta para manter a limpeza do local, tendo em vista que os dejetos retornam à superfície, deixando o ambiente sujo e com mau cheiro", observou.

Ivone contou que sempre que um animal necessita de cuidados veterinários os valores são custeados por ela, desde a consulta, até os remédios que são vendidos em farmácias, pois a Prefeitura fornece apenas medicamentos veterinários.

A vereadora salientou que não cuida apenas do canil/gatil municipal, mas também dos cães e gatos que se encontram no Cemitério Municipal, na Diretoria de Meio Ambiente e Urbanismo, no Barracão da Prefeitura, no Matadouro, entre outros. "Não tenho sábado, domingo ou feriados, realizo esse trabalho diariamente em todos esses locais, se eu não fizer isso os animais ficam sem água, alimentação e outros tipos de cuidados", enfatizou.

Os vereadores Nelsinho, Douglas e Sônia agradeceram a vereadora Ivone por todas as informações passadas, parabenizaram pelo trabalho que desenvolve voluntariamente em prol dos animais do Município e disseram que vão solicitar ao Executivo a limpeza da fossa séptica do canil/gatil.



Cadastre-se e receba notícias em seu email