Legislativo aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Santa Terezinha como "Natanael de Freitas"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 10 de maio de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº 5.277/18, do vereador Amilcar Raphe, que denomina "Natanael de Freitas" a Rua 8 do Residencial Santa Terezinha.

O vereador contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte, filho de Marino de Freitas e Loide Vieira Villar de Freitas. "Desde muito novo trabalhou como auxiliar de seu pai em uma sapataria até o ano de 1978. Em 1979, sua família inaugurou o 'Bar do Teko', apelido pelo qual Natanael era conhecido, que ganhou sua clientela por sua diversa quantidade de produtos oferecidos aos consumidores das proximidades. Em paralelo, ele estudou e concluiu sua graduação em magistério na escola municipal Francisco Álvares Florence", afirmou.

Segundo o edil, após a realização de cursos profissionalizantes, seu homenageado iniciou carreira na área de manutenção elétrica e teve seu primeiro emprego formal em 1985, na Usina São José da Estiva S/A, onde permaneceu até o ano de 1989. "Com o aumento de seu conhecimento na área elétrica somado à sua grande vontade de administrar seu próprio negócio, surgiu ainda em 1989 a Motortec Eletrotécnica, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do Município, colaborando com projetos sociais, de turismo e esportes", salientou.

Amilcar destacou que a empresa e o seu legado permanecem atualmente com a administração da esposa de Natanael, Rosana Gomes de Freitas, e de seu filho, Wesley Freitas, principais idealizadores desta homenagem. "A empresa presta serviços à Prefeitura Municipal de Novo Horizonte e a diversas instituições importantes como a Santa Casa de Misericórdia, Sabesp, Energisa, entre outras, sempre contribuindo para o bem-estar da população do Município", ressaltou.

Conforme o edil, Natanael também foi músico, tocou no coreto municipal e foi oficializado músico na orquestra da igreja Congregação Cristã do Brasil, no qual era membro. "Tinha como hobby a aviação e foi certificado piloto desportivo de ultraleve no ano de 1992, consequentemente construtor aeronáutico", destacou.

No ano de 1994, segundo o vereador, seu homenageado, com o apoio da Prefeitura Municipal, organizou o evento "Rallye de Trikes Air Show de Novo Horizonte", que reuniu o público novo-horizontino para contemplar uma competição aérea entre aeronaves do tipo ultraleve, e que reuniu em Novo Horizonte aproximadamente 100 aeronaves de diferentes tipos e modelos de vários estados do Brasil.

"Natanael foi uma pessoa de caráter ímpar e honestidade inquestionável, que amava a vida e fazer o bem, e aos 49 anos de idade partiu para a eternidade, fazendo o que mais gostava: Voando! Natanael de Freitas deixou saudades a quem o conheceu e com ele conviveu", observou.

Amilcar finalizou: "É com muito orgulho que este vereador, tendo pleno reconhecimento da figura humana de Natanael de Freitas, deixa registrada esta merecida homenagem a um cidadão que de fato prestou relevantes serviços que ficaram eternizados entre seus familiares e aquelas pessoas que tiveram a honra de estar ao seu lado."

 

**********

Tramitação

- A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela legalidade do Projeto de Lei, sendo que o quórum para a respectiva aprovação é de 2/3, ou seja, nove votos.

- A Comissão de Justiça apresentou parecer favorável sobre a proposta;

- A matéria foi aprovada em primeira votação por unanimidade e segue para segunda votação na próxima sessão;

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e conferir sua tramitação, clique aqui.

 



Cadastre-se e receba notícias em seu email