Vereador Jair Gordo solicita ao Executivo concessão de direito real de uso do Parque de Exposições "Dr. Ulysses Guimaraes" ao Clube de Rodeio

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 30 de maio de 2018

O vereador Antônio Dejair da Silva (Jair Gordo) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (21), o Requerimento nº 307/18, ao Executivo Municipal, solicitando concessão de direito real de uso do Parque de Exposições "Dr. Ulysses Guimaraes" ao Clube de Rodeio de Novo Horizonte.

No Requerimento, Gordo sugeriu que 20% da renda obtida com a realização da Festa do Peão de Boiadeiro seja destinada à Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte, Associação dos Voluntários e Amigos do Social de Novo Horizonte (Avas), Oficina Educacional da Criança e do Adolescente (Oeca), Lar da Velhice "Maria de Souza Spínola", Centro Comunitário "Ana Fiorelli", Associação de Voluntários do Projeto Pão Nosso, Instituto Pinheiro Machado, Associação Antialcoólica de Novo Horizonte, Associação Teshuvá, Grupo do Fraldão e Vicentinos.

O edil contou toda a história de realização das Festas do Peão, desde a primeira, há 50 anos; fundação do Clube de Rodeio; crescimento e evolução da festa, premiada por vários anos com o troféu Arena de Ouro, o Oscar do Rodeio Brasileiro, como melhor rodeio em cavalos do país; transmissão pelo canal de televisão inglês "Discovery Chanel" para mais de 215 países, através do Documentário Atlas Brasil; transmissão em cenas da novela América, veiculada pela Rede Globo; além de ter contribuindo para o fortalecimento da agropecuária, da indústria e do comércio de Novo Horizonte, elevando o nome do Município.

Dejair lembrou que, em 2010, por meio do Decreto Municipal nº 4.825/10, foi rescindido o convênio firmado pela Prefeitura Municipal com o Clube de Rodeio, e o imóvel passou a ser administrado pela Prefeitura. "Após isso, a festa passou a ser realizada por empresa por meio de licitação, mas que na verdade não vem obtendo o mesmo sucesso de outrora. Hoje, o Parque de Exposições Dr. Ulysses Guimaraes encontra-se em péssimas condições, com suas instalações e infraestrutura apresentado muitas danificações", observou.

O vereador salientou que a cidade conserva tradições como as tropas caipiras, a devoção religiosa, a agricultura, a pecuária e o contato com o meio ambiente. "Ainda neste aspecto, Novo Horizonte desponta como um dos municípios do Brasil com maior tropa de cavalos e também expressivo rebanho bovino criado em confinamento, o que de certa forma se reflete em valores culturais da culinária local, do modo de vestir, do lazer, entre outros", afirmou.

Por fim, Gordo enfatizou a vasta contribuição do Clube de Rodeio de Novo Horizonte ao rodeio do Município e tudo o que representa no cenário nacional.

 

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.



Cadastre-se e receba notícias em seu email