(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual
Legislativo aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Alto do Taquaral como "Vergílio Delsin"

Legislativo aprova em primeira votação denominação de rua do Residencial Alto do Taquaral como "Vergílio Delsin"

19 de abril de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16), o Projeto de Lei nº 5.249/18, do vereador Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), que denomina "Vergílio Delsin" a Rua 12 do Residencial Alto do Taquaral.

O vereador contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Treviso, na Itália; filho de Matheus Delsin e Thereza Bataglia Delsin. "Aos quatro anos de idade veio com seus pais e o irmão João Antonio Delsin morar na cidade de Itápolis/SP, onde trabalhou na lavoura de café por regime de empreitada com seu pai e seus irmãos brasileiros Isabel, João, Santina e Angelina", observou.

Conforme o edil, seu homenageado casou-se com Vergínia Perusso Delsin e desta união nasceram os filhos: Maria Delsin, Francisco Delsin, Guerino Delsin, Elisa Delsin, Josefina Delsin, Amélia Delsin, Antonio Delsin, Adelino Delsin e Bento Matheus Delsin. 

Douglas ressaltou que, em 1917, Vergílio mudou para um sítio adquirido no bairro Taquaral, em Novo Horizonte, acompanhado dos avos e pais, da esposa e da primeira filha, Maria. "Foi uma das primeiras famílias a residir no local, onde nasceram os outros filhos, inclusive, pertencendo até hoje a sede da propriedade ao filho Bento Matheus Delsin", afirmou.

O homenageado, segundo o vereador, dedicou-se à cultura do café e ao plantio do capim jaraguá, sendo o único que vendia esta semente para toda a região, enquanto a esposa cuidava dos afazeres da casa e da criação dos filhos, além de ser parteira conceituada, tendo feito todos os partos sem custo algum.

"Católico, sempre muito generoso e prestativo, trazia os moradores gratuitamente para a acidade com seu veículo. Como voluntário, ajudou a construir a primeira Igreja Matriz São José e foi o fundador da Igreja São Valentin, no bairro Taquaral. Já viúvo, passou a morar na cidade com o filho Bento, vindo a falecer dois anos após, no dia 5 de agosto de 1975", finalizou.

 

**********

Tramitação

- A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela legalidade do Projeto de Lei, sendo que o quórum para a respectiva aprovação é de 2/3, ou seja, nove votos.

- A Comissão de Justiça apresentou parecer favorável sobre a proposta;

- A matéria foi aprovada em primeira votação por unanimidade e segue para segunda votação na próxima sessão;

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e conferir sua tramitação, clique aqui.

Mais imagens

Notícias Relacionadas