(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual

Câmara aprova abertura de crédito no orçamento da Prefeitura para contratação da Associação dos Recicladores para coleta de recicláveis

08 de maio de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (7), o Projeto de Lei nº 5.273/18, do Executivo Municipal, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 60 mil, no orçamento da Prefeitura.

De acordo com ofício encaminhado pelo prefeito Toshio Toyota, o crédito será coberto mediante anulação parcial de dotação orçamentária e utilizado na contratação da Associação dos Recicladores de Novo Horizonte - ARNH, única no Município, para realização do serviço de coleta de materiais recicláveis porta a porta, bem como instrução dos moradores sobre educação ambiental, melhorando ainda mais a qualidade e quantidade de material coletado.

Toyota ressaltou que, segundo o Diretor Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Mauro Zanelatto Junior, trata-se de uma remuneração pelos serviços urbanos e ambientais que há muito tempo vêm sendo realizados gratuitamente pelos catadores, e para que esta atividade se torne mais eficiente em termos de benefícios ambientais (reciclagem, limpeza da cidade, economia de aterros, dentre outros) e sociais (melhoria das condições de trabalho, aumento da renda dos associados, consciência ambiental, por exemplo).

O prefeito também destacou que, conforme o Diretor, faz-se necessária a participação desses trabalhadores como prestadores de serviços de utilidade pública dentro da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos, contribuindo para ganhos de produtividade da triagem, ao aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos materiais que chegam às associações de catadores, graças à experiência em mobilização social e a criação de vínculos sociais dos catadores com a população. "A legislação Municipal prevê o pagamento por serviços ambientais através da Lei Municipal nº 4.168/15", finalizou.

 

*******

Tramitação

- A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela legalidade do Projeto de Lei, sendo que o quórum para a respectiva aprovação é de maioria simples.

- Com a apresentação e aprovação do Requerimento de Urgência Especial ao Projeto, o mesmo entrou imediatamente para única discussão e votação.

- As Comissões de Justiça e Finanças apresentaram pareceres verbais favoráveis sobre a proposta.

- A matéria foi aprovada por unanimidade e segue para o Executivo.

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes de sua tramitação e votação, clique aqui.

Notícias Relacionadas