(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual

Câmara aprova regulamentação do Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito do Poder Legislativo Municipal

22 de maio de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (21), o Projeto de Resolução nº 82/18, da Mesa da Câmara, que regulamenta, no âmbito do Poder Legislativo Municipal, os procedimentos para a garantia do acesso às informações da Câmara Municipal, observados grau e prazo de sigilo, conforme o disposto na Lei nº 12.527/11.

De acordo com os integrantes da Mesa, a criação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) no âmbito do Poder Legislativo Municipal visa atender à Lei nº 12.527/11, chamada "Lei de Acesso à Informação", que obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer cidadão que solicitar.

"Os órgãos e as entidades dos Poderes Executivo e Legislativo têm de assegurar o direito de acesso à informação, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e de fácil acesso. Assim, a proposição objetiva atender a referida Lei e tornar mais transparente e acessível aos munícipes as ações deste Poder", observaram.

A matéria apresenta previsões sobre a quem se aplica o acesso à informação, as atribuições do SIC, todo o procedimento para que um interessado possa solicitar uma informação, prazos para resposta, entre outros. O Projeto de Resolução também cria a Ouvidoria Parlamentar no âmbito do Poder Legislativo Municipal, dispõe sobre suas competências, composição, etc.

 

*******

Tramitação

- A Procuradoria Jurídica da Câmara opinou pela legalidade do Projeto de Resolução, sendo que o quórum para a respectiva aprovação é de maioria simples.

- Com a apresentação e aprovação do Requerimento de Urgência Especial ao Projeto, o mesmo entrou imediatamente para única discussão e votação.

- As Comissões de Justiça e Finanças apresentaram pareceres verbais favoráveis sobre a proposta.

- A matéria foi aprovada por unanimidade e segue para o Executivo.

- Para acessar a íntegra do Projeto de Resolução e detalhes de sua tramitação e votação, clique aqui.

Notícias Relacionadas