Projeto Câmara Visita esteve na agroindústria para produtos minimamente processados do Município
15 de junho de 2018
Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Cleber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na última quinta-feira (14), à agroindústria para produtos minimamente processados, da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Novo Horizonte.
Os edis foram recebidos pelo secretário da Associação, Adauto Roberto de Barros, e por produtores que também trabalham no local, que foi inaugurado no dia 28 de março. Adauto destacou que o empreendimento é extremamente importante para essa classe de trabalhadores, uma vez que quando processados e embalados, os produtos agregam valor, proporcionando aos agricultores o desenvolvimento de novos canais de comercialização através de venda direta, sem intermediários.
Conforme o secretário, a Associação comercializa alface, almeirão, rúcula, couve, chicória, berinjela, mandioca, abobrinha, abóbora, pimentão, laranja, entre outros. "Os produtos saem daqui prontos para serem consumidos, no entanto, ainda vendemos apenas para a Prefeitura de Novo Horizonte e de São José do Rio Preto, através da lei federal que determina que no mínimo 30% do valor repassado para a merenda seja, obrigatoriamente, comprado de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, mas nosso objetivo é vender para o comércio também", destacou.
Atualmente, segundo Adauto, os agricultores trazem seus produtos para a agroindústria e eles mesmos trabalham no processamento e embalagem. "Conquistamos esse empreendimento através do Governo do Estado há três meses, então ainda estamos no início desse novo trabalho, mas nosso objetivo é ter funcionários para cada setor, inclusive de venda, para que o projeto cresça, consigamos colocar nosso produto no mercado, ficando o produtor responsável apenas por trazer o seu produto até aqui", explicou.
Os vereadores conheceram a estrutura do local e todos os equipamentos utilizados para o processamento e embalagem dos produtos, agradeceram por todas as informações passadas e parabenizaram a Associação pelo trabalho desenvolvido.
