(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual
Câmara aprova em primeira votação obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED nos equipamentos de iluminação pública de novos loteamentos

Câmara aprova em primeira votação obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED nos equipamentos de iluminação pública de novos loteamentos

20 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, em primeira votação, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 5.312/18, do vereador Celso Andrade Júnior, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas ou luminárias de Diodo Emissor de Luz (LED) nos equipamentos de iluminação pública, quando da implantação de novos loteamentos no Município de Novo Horizonte.

Conforme a proposta, a Prefeitura deverá exigir do loteador o cumprimento dessa obrigatoriedade; os materiais utilizados na implantação de novos loteamentos deverão estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e sua eficiência comprovada por órgão técnico credenciado pelo Inmetro. O texto também prevê que os projetos de iluminação pública para aprovação dos novos loteamentos deverão estar de acordo com a presente norma.

Segundo Celso, a economia de energia elétrica nos Municípios deve ser estimulada cada vez mais e o uso da tecnologia LED representa um grande avanço na direção da economia dessa importante fonte energética. "Em uma lâmpada incandescente comum, menos de 10% da energia que passa por ela é transformada em luz. Já pensando na economia de energia fluorescentes, que usam bem menos energia do que as sucessoras, mas possuem mercúrio em sua composição. Por isso, o LED surgiu como uma alternativa razoável", observou.

O edil ressaltou que o LED, além de possuir um tamanho bem reduzido em relação às demais lâmpadas, é muito mais eficiente do que as lâmpadas comuns, pois produz a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. "Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética", afirmou.

Celso lembrou que em virtude do debate sobre a transferência da responsabilidade da manutenção e conservação da rede de iluminação pública das concessionárias/distribuidoras de energia para as Prefeituras Municipais, e levando em conta os altos gastos com energia elétrica por parte do Município com a iluminação de vias, logradouros e bens públicos, seu Projeto de Lei tem o objetivo de criar um mecanismo de eficientização energética para os novos ativos que o Poder Público poderá receber.

 

*******

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e Comissões, votação, entre outros, clique aqui.

Mais imagens

Notícias Relacionadas