(11) 4136-1455 Novo Horizonte - SP, domingo, 30 de novembro de 2025
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual
Vereador Nelsinho Luíz busca informações e solicita providências quanto a possíveis contaminações no Rio Três Pontes

Vereador Nelsinho Luíz busca informações e solicita providências quanto a possíveis contaminações no Rio Três Pontes

25 de novembro de 2025

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária 3 de novembro, os Requerimentos protocolados sob os números 1109, 1110 e 1111 de 2025, do Vereador Nelsinho Luiz (Progressistas), com questionamentos sobre situação e providências quanto a possível contaminação no Rio Três Pontes, que nasce no município de Itajobi, atravessa Novo Horizonte e deságua no Rio Tietê. 

Os documentos serão encaminhados ao Executivo Municipal, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e à  Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

“Considerando que o problema envolve dois municípios e pode impactar diretamente o Rio Tietê, solicita-se que a Secretaria promova ações de fiscalização, articulação intermunicipal e medidas de contenção ambiental”, solicitou.

De acordo com o Vereador, relatos de moradores e registros visuais recentes, dão conta de que há indícios de que águas contaminadas estão sendo despejadas no Rio Três Pontes, especialmente no trecho que atravessa o perímetro urbano de Novo Horizonte, o que levanta preocupações quanto à qualidade da água, riscos ambientais e à responsabilidade dos municípios envolvidos.

“A atuação da CETESB é essencial para garantir a transparência dos dados e a responsabilização adequada, caso sejam constatadas irregularidades”, frisou.

Para o Edil, a presente solicitação tem o objetivo de garantir a transparência das ações públicas, proteger o meio ambiente e assegurar a saúde da população, além de promover a cooperação intermunicipal para a preservação dos recursos hídricos da região.

“Considerando que o referido rio percorre dois municípios — Itajobi e Novo Horizonte — e que sua contaminação pode impactar diretamente o Rio Tietê, solicita-se esclarecimentos quanto à existência de estudos, ações de monitoramento, fiscalização ambiental ou medidas de contenção por parte do Poder Executivo Municipal”, destacou.

Mais imagens

Notícias Relacionadas