(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual
Vereadores Vasquinho e Carlos Henrique BGO participam de reunião sobre as condições da Hidrovia Tietê-Paraná em Barra Bonita

Vereadores Vasquinho e Carlos Henrique BGO participam de reunião sobre as condições da Hidrovia Tietê-Paraná em Barra Bonita

23 de dezembro de 2025

Os Vereadores Vasquinho  (MDB) e Carlos Henrique BGO (Republicanos) participaram da reunião técnica sobre o problema das macrófitas aquáticas, no dia 5 de dezembro, em Barra Bonita. Ambos representaram a Câmara de Novo Horizonte no evento de grande relevância para o desenvolvimento regional.


De acordo com o relatório de viagem, o encontro reuniu autoridades públicas, especialistas e representantes de instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de debater soluções concretas para garantir a navegabilidade da hidrovia, reduzir prejuízos econômicos e assegurar maior eficiência na gestão dos recursos hídricos.

Os Edis explicaram que a reunião técnica teve como foco central a Hidrovia Tietê-Paraná, uma das mais importantes vias de transporte e integração econômica do Estado de São Paulo e de todo o Centro-Sul do Brasil, e o grave desafio imposto pela proliferação das macrófitas aquáticas, popularmente conhecidas como aguapés.


Na ocasião, Vasquinho e BGO foram recepcionados pela Marinha do Brasil, no navio “Aquarius”, onde participaram de palestras ministradas por professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Nessas exposições, foram apresentados diagnósticos técnicos sobre a situação atual da hidrovia, os impactos ambientais e econômicos da proliferação das plantas aquáticas e as medidas que vêm sendo estudadas para o manejo e controle do problema.

 

Conforme os Vereadores, as discussões avançaram em uma frente de trabalho estratégica e inovadora: a criação do Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sistemas Hidroviários Interiores (HIDROSIS), iniciativa que contará com a atuação conjunta da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes (SEMIL), e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “O HIDROSIS será fundamental para desenvolver estudos, soluções e tecnologias voltadas ao fortalecimento da Hidrovia Tietê-Paraná, assegurando eficiência, sustentabilidade e desenvolvimento aos municípios lindeiros”, destacaram.

Mais imagens

Notícias Relacionadas