(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, sábado, 24 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual

Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a ETEC Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida

12 de maio de 2017

Os vereadores Celso Andrade Junior, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (11), à Escola Técnica Estadual (ETEC) Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Implantada em Novo Horizonte em 2009, a ETEC oferece, atualmente, os cursos de técnico em: administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, serviços jurídicos, além de informática integrado ao ensino médio e meio ambiente integrado ao ensino médio. A unidade atende não só no Município de Novo Horizonte, mas possui salas descentralizadas em Sales, Mendonça, Itajobi, Borborema e Potirendaba.

Segundo a diretora Jussara da Silva Tavares, em Novo Horizonte, a ETEC dispõe de seis salas de aulas e três laboratórios: dois de informática e um de meio ambiente, atende 400 alunos e possui 48 funcionários. No entanto, conforme a diretora, o prédio já está pequeno para atender as demandas da unidade. "Nosso espaço físico se tornou pequeno, gostaríamos muito de mudarmos para um prédio novo, termos mais laboratórios e podermos oferecer outros cursos para a população", afirmou.

A solicitação de um novo prédio para abrigar a unidade foi feita aos vereadores durante a recepção dos edis pelos funcionários e estudantes no pátio da ETEC. Na ocasião, Jussara também fez o anúncio de que devido ao excelente desempenho da instituição na Olimpíada Quanta – competição internacional de Ciências, Matemática, Habilidades Mentais e Eletrônica, realizada na Índia ano passado, a ETEC de Novo Horizonte foi selecionada para integrar a delegação brasileira ao London International Youth Science Forum (LIYSF), que acontece de 26 de julho a 9 de agosto de 2017 no Imperial College, em Londres, no Reino Unido.

O LIYSF é o maior fórum científico juvenil organizado para promover o interesse dos jovens pela ciência e reúne aproximadamente 450 estudantes de mais de 65 países. Os estudantes Amanda Amadeu do 2º ano e Lucas Gabriel Bassan de Morais do 3º ano, ambos do curso de técnico em informática integrado ao ensino médio, foram os escolhidos para participar do evento e devem acompanhados por um professor. No entanto, Jussara ressaltou que irão precisar de cerca de R$ 30 mil para participarem do evento. "Mais uma vez teremos que nos unir, promover eventos e buscar a ajuda da comunidade para podermos representar a nossa cidade e o nosso país neste evento em Londres", salientou.

Os vereadores parabenizaram a direção, funcionários e principalmente os estudantes por todo e empenho e dedicação nos projetos que desenvolvem, ações que estão dando frutos bastante positivos e contribuindo não só para o crescimento educacional e profissional dos estudantes, como para a valorização do Município em âmbito internacional.

Em seguida, os edis fizeram uma reunião com Jussara, na qual a diretora explicou todo o funcionamento da ETEC, forma de atendimento, os projetos desenvolvidos e pontuou as principais necessidades da unidade.

A diretora também apresentou dados como de que, atualmente, 90% dos estudantes da unidade têm a oportunidade de fazer estágios em empresas do município. "Somos procurados por empresas que buscam bons estagiários. Hoje somos referência em Novo Horizonte na formação de bons profissionais", ressaltou. Também segundo a diretora, de 80 alunos que concluíram o ensino médio, 50 foram aprovados em faculdades e universidades públicas.

Ao final da visita, os vereadores agradeceram a recepção e todos os esclarecimentos sobre a instituição, parabenizaram pelo trabalho realizado e se colocaram à disposição para colaborarem tanto na busca de verbas para a construção de um novo prédio para abrigar a ETEC, como na obtenção de recursos para que os estudantes possam participar do evento em Londres.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.

 

Notícias Relacionadas