(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual
Vereador Pastor Celso solicita ao Executivo Municipal inclusão da Semana de Conscientização sobre Depressão Infantil no calendário de eventos do Município

Vereador Pastor Celso solicita ao Executivo Municipal inclusão da Semana de Conscientização sobre Depressão Infantil no calendário de eventos do Município

24 de abril de 2019

O vereador Celso Andrade Júnior (Pastor Celso) apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (15), o Requerimento nº 168/19, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de elaborar um Projeto de Lei, conforme Anteprojeto de Lei que encaminhou anexo, que "Inclui no calendário de eventos do município de Novo Horizonte a Semana de Conscientização sobre Depressão Infantil e dá outras providencias".

Celso explicou que a depressão é uma doença grave, que atinge 8% das crianças, interferindo no dia a dia das pessoas, comprometendo a qualidade de vida de quem a tem. "Alguns fatores predispõem à depressão: genéticos; cognitivos - modo de pensar da pessoa e da família em que ela nasce; maus-tratos domésticos; ser vítima de bullying - tipo de violência psicológica ou física que a criança sofreu recorrentemente; pertencer a minorias sexuais; luto por perda de entes queridos. Um dado interessante é que as crianças que cometem o bullying também têm taxas maiores de depressão", observou.

Segundo o edil, a depressão infantil é mais difícil de diagnosticar e se caracteriza pelo transtorno de humor adonia - pouca capacidade de se divertir, sonolência ou insônia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, irritabilidade, sentimento de culpa, choro, ideias de morte ou suicídio; e muitas vezes esses sintomas podem ser confundidos com má-criação, birra ou pirraça.

Conforme o vereador, o tratamento da depressão deve estar baseado em dois pilares por meio de medicamentos e de psicoterapia, que é imprescindível, pois em muitas depressões leves, a psicoterapia é suficiente para curá-la. "Em casos mais graves o medicamento deve ser associado ao tratamento psicoterápico. A prevenção da depressão infantil deve contar com os familiares, principalmente os pais e todos aqueles que rodeiam a criança, pois um leigo que tenha algum conhecimento sobre depressão infantil pode passar informações aos pais e auxiliá-los no tratamento da doença", salientou.

Celso lembrou que a doença muitas vezes passa despercebida pelos familiares, que acham que a criança tem bom comportamento por ser quieta e quando há uma solicitação da escola para acompanhamento, normalmente devido ao baixo rendimento escolar, a depressão já está instalada, necessitando de ajuda profissional para iniciar o processo de intervenção. "Muitos pais não aceitam o diagnóstico de depressão dos filhos, por isso a importância e abrangência do tema a ser levado pelos órgãos competentes para fomento do assunto pela relevância do tema", finalizou.

 

********

Tramitação

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.

Mais imagens

Notícias Relacionadas