(17) 3543-9050 / (17) 3542-1225 / (17) 3542-1275 Novo Horizonte - SP, segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Área Restrita Webmail
Brasão
Vereadores da Legislatura Atual

Comissão da Câmara dos Deputados aprova inclusão do leite em política de garantia de preço mínimo

26 de novembro de 2015

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei nº 546/03, que autoriza o Poder Executivo a incluir o leite na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O objetivo da proposta, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), é beneficiar os produtores e suas cooperativas, remunerando-os adequadamente.

Os recursos necessários seriam alocados pelo governo quando da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da proposta orçamentária anual. A análise na CCJ se restringiu aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da matéria. O relator, deputado Covatti Filho (PP-RS), recomendou a aprovação com emenda que altera a redação, mas não o conteúdo do projeto.

Segundo o relator, a proposta vai dar segurança aos produtores. “Com a garantia do preço mínimo, os produtores vão poder fazer investimento. É uma espécie de salário mínimo. Se houver crise, o valor vai ser mantido com subsídio do governo”, observou.

Tramitação

Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado, a menos que haja recursos para que seja analisado também pelo Plenário. A proposta havia sido aprovada também pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Finanças e Tributação.

Um projeto que tramita em conjunto (PL 2109/03) e trata do mesmo assunto foi rejeitado na Comissão de Agricultura, que analisou o mérito das propostas, e será arquivado.

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do Projeto de Lei nº 546/03.

Notícias Relacionadas