Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos ao Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 08 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (4), a Moção nº 35/18, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos ao Lar de Velhice "Maria de Sousa Spínola", na figura de seu presidente, José Aristides Luiz, extensiva a toda diretoria, pelo trabalho desenvolvido em prol de idosos no Município.

O edil explicou que se trata de uma entidade que presta acolhimento a idosos de ambos os sexos, com idade a partir de 60 anos, diferentes graus de dependência e expostos à situação de vulnerabilidade e risco social. "O Lar de Velhice surgiu em 1974, através de iniciativa do pároco da Igreja Matriz de São José, Dom Rubens Augusto de Souza Spínola, com a finalidade de acolher pessoas que viviam abandonadas e sem famílias nas ruas da cidade. No mesmo ano, o pároco conseguiu a doação de uma área no Bairro Jardim Santa Clara e com a colaboração de voluntários foi sendo construída a entidade", observou.

Em 4 de setembro de 1981, após uma reunião com os voluntários, conforme o vereador, foi criado o estatuto social da entidade e desde então ela se formalizou, passando por várias adequações. "Referência na região, possui capacidade de acolhimento para 60 idosos, atualmente o número de assistidos é 58. Para atendê-los, conta com uma equipe de 28 funcionários. Atua em rede com os serviços sócio assistenciais e serviços de políticas públicas setoriais", salientou.

Em 2016, segundo Roberto, os serviços foram ampliados, passando a atender também na modalidade de Centro Dia, com capacidade para até 10 idosos. "A entidade conta com a parceria da rede pública de saúde, através de consultas médicas, medicamentos, exames, atendimento de fisioterapia e transporte para atendimento nos Municípios de referência. Além de visitas da comunidade, doações em espécie, alimentos, produtos de higiene e de limpeza e participam do Desafio do Bem", ressaltou.

Por fim, o edil destacou que o objetivo da entidade é favorecer aos seus assistidos o surgimento e o desenvolvimento de oportunidades para que tenham autonomia, através da implementação do trabalho da equipe multidisciplinar, promovendo e garantindo os direitos a dignidade e a qualidade de vida. "Entidades como o Lar de Velhice 'Maria de Sousa Spínola', a qual executa com excelência o propósito de cuidado e bem-estar para com seus acolhidos, representam um importante papel na sociedade", finalizou.

**********

- A matéria foi aprovada em única votação por unanimidade;

- Para acessar a íntegra da Moção e detalhes de sua tramitação e votação, clique aqui.