Projeto Câmara Visita esteve na agroindústria para produtos minimamente processados do Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 15 de junho de 2018

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Cleber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na última quinta-feira (14), à agroindústria para produtos minimamente processados, da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Novo Horizonte.

Os edis foram recebidos pelo secretário da Associação, Adauto Roberto de Barros, e por produtores que também trabalham no local, que foi inaugurado no dia 28 de março. Adauto destacou que o empreendimento é extremamente importante para essa classe de trabalhadores, uma vez que quando processados e embalados, os produtos agregam valor, proporcionando aos agricultores o desenvolvimento de novos canais de comercialização através de venda direta, sem intermediários.

Conforme o secretário, a Associação comercializa alface, almeirão, rúcula, couve, chicória, berinjela, mandioca, abobrinha, abóbora, pimentão, laranja, entre outros. "Os produtos saem daqui prontos para serem consumidos, no entanto, ainda vendemos apenas para a Prefeitura de Novo Horizonte e de São José do Rio Preto, através da lei federal que determina que no mínimo 30% do valor repassado para a merenda seja, obrigatoriamente, comprado de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, mas nosso objetivo é vender para o comércio também", destacou.

Atualmente, segundo Adauto, os agricultores trazem seus produtos para a agroindústria e eles mesmos trabalham no processamento e embalagem. "Conquistamos esse empreendimento através do Governo do Estado há três meses, então ainda estamos no início desse novo trabalho, mas nosso objetivo é ter funcionários para cada setor, inclusive de venda, para que o projeto cresça, consigamos colocar nosso produto no mercado, ficando o produtor responsável apenas por trazer o seu produto até aqui", explicou.

Os vereadores conheceram a estrutura do local e todos os equipamentos utilizados para o processamento e embalagem dos produtos, agradeceram por todas as informações passadas e parabenizaram a Associação pelo trabalho desenvolvido.