Câmara aprova denominação de rua do Residencial Santa Terezinha como "Vereador Aparecido José Canato"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 20 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 5.318/18, da vereadora Sônia Maria Pasiani Canato, que denomina "Vereador Aparecido José Canato" a rua 6 do Residencial Santa Terezinha.

A vereadora contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Itajobi; filho de Oscar Canato e Elidia Alça Canato; seu esposo e pai de seus filhos Iviane, Igor e Ivelise.

Segundo Sônia, Cidão Canato, como era conhecido, residiu até os 23 anos na propriedade de sua família no bairro Cana do Reino, que mais tarde passou a se chamar Bairro Anastácio, onde dedicava-se à agropecuária juntamente com a família. "Exerceu a profissão de pedreiro e vigilante no extinto Banco Banespa, além de executar os serviços em sua propriedade, que até hoje pertence aos seus familiares", observou.

Em 2004, a vereadora passou por cirurgia no Hospital Fundação Pio XII, na cidade de Barretos e, após várias sessões de radioterapia, percebeu que o sofrimento de todos era muito grande, pois após realizar os tratamentos as pessoas precisavam de um lugar para poder se alimentar e repousar.  "Pessoas, de Novo Horizonte, que faziam tratamento saiam diariamente às 5h, viajavam por duas horas, passavam o dia recebendo tratamento e até que o último paciente não fosse atendido o ônibus não podia retornar, chegando em suas casas por volta das 22h30", ressaltou.

Diante dessa situação, Cidão Canato e Sônia resolveram amparar outros doentes, e com a união fraterna de um grupo de pessoas, no final de 2006, criaram a Associação dos Voluntários e Amigos do Social de Novo Horizonte - Avas, organização não governamental, com a finalidade de apoiar e dar guarida aos portadores de câncer e acompanhantes na cidade de Barretos.

"Depois de um árduo período, o grupo se transformou em uma associação devidamente regularizada, atualmente localizada em um prédio alugado na Av, da Saudade, em Novo Horizonte, e no momento está em construção a sede própria no Jardim Domingues. Em Barretos, a Avas possui uma casa de apoio nas proximidades do Hospital Fundação Pio XII, que fornece quatro refeições diárias, pouso quando necessário e um telefone à disposição dos pacientes", destacou.

Sônia também lembrou que, em virtude do excelente trabalho desenvolvido junto à Avas, ela e seu esposo foram homenageados pela Câmara com a concessão do Diploma "Construtor do Bem", em 2011. "Cidão Canato também participou ativamente do Legislativo, tendo sido eleito vereador para as Legislaturas de 2009/ 2012 e 2013/2016, porém veio a falecer no dia 14 de dezembro de 2015", finalizou.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e Comissões, votação, entre outros, clique aqui.