Vereador Douglas Alex concede Medalha "28 de Outubro" ao Cabo PM João Batista dos Santos

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 25 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18), o Projeto de Decreto Legislativo nº 397/17, do vereador Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), que concede Medalha "28 de Outubro" ao Cabo PM João Batista dos Santos.

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural do Distrito de Luzitânia, na cidade de Jaboticabal/SP; filho de Francisco dos Santos e Maria de Lourdes dos Santos; esposo de Lázara Antonia Müller; e pai de Catharine e André.

"Em 1979, quando ainda cursava a 4ª série do ensino fundamental, em Jaboticabal, no Distrito de Luzitânia, ao participar de uma redação sobre o contribuinte do futuro, promovido pela Secretaria da Fazenda, venceu o concurso e recebeu como reconhecimento uma caneta 'sheafer' e um diploma assinado à época, pelo Ministro da Fazenda, Francisco Neves Dorneles", ressaltou.

Segundo o vereador, João Batista mudou-se para Novo Horizonte em 1982, retomando seus estudos. "Em 1987, cursou o 1º ano de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio, mas interrompeu o curso para servir ao Exército Brasileiro, na cidade de Lins. Retornando do Exército, trabalhou como ajudante de encanador na cidade de Bebedouro; e voltou a Novo Horizonte, onde trabalhou como comerciante, vendedor da loja A Mahfuz, na Usina São José da Estiva e pintor", observou.

Em seguida, segundo Douglas, seu homenageado prestou concurso para o ingresso na Polícia Militar, a fim de pleitear uma das 106 vagas oferecidas, concorrendo com mais de cinco mil candidatos. "Foi o único da cidade a conseguir ingressar diretamente na Polícia Ambiental, concluindo o Curso de Formação em 23 de janeiro de 1992, classificado no 4º Batalhão de Polícia Florestal e de Mananciais, hoje 4º Batalhão de Polícia Ambiental, sendo apresentado no 1º Grupamento de Polícia Florestal e de Mananciais, atual Base Operacional de Polícia Ambiental do 2º Pelotão de Catanduva", destacou.

Conforme o edil, João Batista apresentou-se em São José do Rio Preto para fazer estágio de formação e após um mês foi classificado na cidade de Novo Horizonte, permanecendo até a presente data. "Durante o período de estágio, matriculou-se na Escola Shirley, onde concluiu o segundo grau. Por falta de tempo e de condições à época, ficou mais um longo tempo fora da escola, mas nunca perdeu o objetivo de ter um certificado em licenciatura, voltando aos bancos escolares em 2010, como estudante do Curso de Pedagogia, que concluiu em 2012, pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)", salientou.

De acordo com o vereador, seu homenageado foi promovido à graduação de Cabo PM por antiguidade em 21 de abril de 2014; possui Láurea do Mérito Pessoal em 3º Grau e constam três elogios em seu assentamento; possui os cursos de Panorama das ações e Programas Estaduais de Meio Ambiente e de Relações Humanas; sendo o Policial Militar Ambiental com o maior tempo de serviço ininterrupto em Novo Horizonte.

"Este é um relato da bonita história do Cabo PM João Batista dos Santos, que tem contribuído com seu suor e trabalho para o progresso e desenvolvimento de Novo Horizonte, e, assim, nada mais justo reconhecer seu empenho e luta, concedendo-lhe a Medalha 28 de Outubro", finalizou.

**********

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação como pareceres, votação, entre outros, clique aqui.