Vereador Roberto Melchiori concede Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" a Adaldio José de Castilho Filho

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 25 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18), o Projeto de Decreto Legislativo nº 398/17, do vereador Roberto Melchiori, que concede Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" a Adaldio José de Castilho Filho, por destacar o Município de Novo Horizonte no âmbito nacional e internacional através do trabalho que realiza na pecuária de gado da raça Sindi.

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de Novo Horizonte; filho de Adaldio José de Castilho e Altair Maria Pedrosa Castilho; quinta geração dos Castilho de trabalho no campo, sobrinho de José Cezário de Castilho, mais conhecido como Cito Castilho, o qual iniciou a criação de gado da raça Sindi em 1936; esposo de Renata Coelho Delsin de Castilho e pai de Gabriela, Isabela e Adaldio José.

Segundo o vereador, Adaldio formou-se na Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manuel Carlos Gonçalves, em 1984. "É um dos responsáveis pelo grande crescimento e divulgação da raça Sindi no Brasil e no mundo, destacando a cidade de Novo Horizonte em âmbito nacional e internacional. Em 2005, foi convidado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu a levar um casal de bezerros para feira de âmbito internacional. Já em 2006, foi convidado a levar 30 animais para retornar o julgamento da raça dentro da Expozebu, sendo que dois dos seus, Irapuru e Jangada da Estiva, se tornaram os primeiros grandes campeões da raça", ressaltou.

Roberto destacou que seu homenageado realiza abates técnicos em diferentes frigoríficos, gerando dados e comprovando as verdadeiras aptidões e qualidade do Sindi na carne e no leite, evidenciando as múltiplas qualidades produtivas da raça. "Desde então vem trabalhando na seleção e melhoramento genético, participando dos programas da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, tais como o como PMG leite e PMGZ corte, controle leiteiro e torneio de leite oficial, no qual obteve destaque um dos seus animais, a vaca Paz FIV da Estiva, que é recordista mundial de produção e persistência de leite, fato esse que despertou o interesse internacional na raça", observou.

Os trabalhos realizados dentro da raça Sindi acabaram chamando a atenção de grandes lideranças, conta o edil. "Em 2016 Adaldio recebeu em Novo Horizonte visitas de vários criadores de outros países, tais como México, Equador, Peru, Colômbia, Panamá, Venezuela, Turquia, Estados Unidos, Tailândia, Emirados Árabes e Paquistão. Recebeu também visita de Venogopal, presidente da Ankush na Índia, o qual veio conhecer o rebanho que na década de 30, proveniente de tal país, se perpetuou através da família Castilho. Com isso o homenageado foi convidado para receber o prêmio 'Glorius Nandi', na Índia, com honrarias internacionais", salientou.

Em 2017, conforme o vereador, Ghanshyamji Vyas, guru de Gondal, médico e líder espiritual de uma família indiana tradicional de mais de 400 anos e membro do Ministério da Agricultura da Índia visitou Adaldio a fim de conhecer o rebanho Sindi Castiho. "Ele ficou muito impressionado com a qualidade, elogiando o padrão racial e o melhoramento genético que foi realizado durante os 80 anos de criação da família Castilho, o que contribuiu para a decisão do governo indiano em importar a genética do Sindi Castilho para retornar a casa de origem da raça, de modo que, em 28 de abril de 2018, foi assinado o protocolo de intenção através do Ministro Om Prakash Dahnkar e Venogopal Badaravada durante a Expozebu de Importação de Genética para o estado indiano Haryana", afirmou.

Em 8 de novembro de 2017, de acordo com Roberto, Adaldio fez a primeira exportação de animais vivos para os Emirados de Fujairah, nos Emirados Árabes. "No dia 28 de abril, durante a Expozebu 2018, recebeu o prêmio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu pelo registro genealógico número 1 da Raça Sindi. Recebeu também da associação, em 4 de maio, a homenagem de Comenda Mérito por serviços prestados ao melhoramento genético e à pecuária nacional. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Sindi, a ABCSindi", destacou.

O vereador finalizou: "Pelo trabalho que Adaldio José de Castilho Filho exerce na pecuária novorizontina e mundial, este vereador tem a honra de homenageá-lo com o Título de 'Cidadão Benemérito de Novo Horizonte'."

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação como pareceres, votação, entre outros, clique aqui.