Vereador Cléber Gaúcho concede Diploma "Construtor do Bem" a Oliana Pereira Ascêncio

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 25 de junho de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (18), o Projeto de Decreto Legislativo nº 402/17, do vereador Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), que concede Diploma "Construtor do Bem" a Oliana Pereira Ascêncio.

O edil contou parte da história de vida de sua homenageada, natural de Itápolis/SP; filha de Benedito Pereira e Geni de Andrade Pereira; irmã de Homero, Odele e Adauto; esposa de Celso Ascêncio; mãe de Brunara e Bruno.

"Até os 16 anos, Oliana residiu no sítio São José, Vila Orestina, município de Borborema/SP, onde trabalhava ajudando seus pais e irmãos no cultivo do café. Seu sonho era ser professora, então, aos 17 anos, passou a residir em Novo Horizonte/SP para cursar o Magistério na Escola Estadual "Profª Shirley Camargo Von Zuben", concluindo em 1986. Para o seu sustento, Oliana trabalhava como doméstica na residência da família Sardela, no período vespertino, e estudava no período noturno", observou.

Em 1987, segundo o vereador, sua homenageada ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva (Fafica), onde cursou Geografia Plena, vindo a concluir em 1989; e complementação em História, que concluiu em 1992. "Na Faculdade de Educação 'Antônio Augusto Reis Neves', de Barretos/SP, Oliana cursou Licenciatura em Pedagogia Plena (1993); Habilitação em História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação (1994); e Habilitação de Administração Escolar (1996)", ressaltou.

Cleber destacou que Oliana começou a lecionar em 1989 e, no ano seguinte, foi aprovada no concurso público realizado pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo para provimento de cargo de Professor da Educação Básica II, na disciplina de Geografia, quando ingressou na Escola Estadual "Profª Shirley Camargo Von Zuben" em Novo Horizonte, onde atuou como vice-diretora de 2000 a 2004.

"Através de um convênio Estado/Município, em 2005, Oliana passou a fazer parte do quadro de funcionários da atual Secretaria Municipal de Educação de Novo Horizonte, como Supervisora Pedagógica, função que exerce até os dias atuais. Há 13 anos trabalhando na Rede Municipal de Ensino, Oliana acompanhou todo o investimento do Município na Educação, que levou a se tornar uma das melhores Redes de Educação do país, mantendo-se há alguns anos com o melhor Ideb do Estado de São Paulo e o segundo melhor Ideb do Brasil", salientou.

Para o vereador, é um orgulho ver o nome de Novo Horizonte estampado nas páginas de revistas renomadas do Brasil ou citado nas reportagens veiculadas pelas grandes redes de TV e isso tudo se deve à dedicação e ao comprometimento de pessoas como a de Oliana. "Como se pode observar, a homenageada merece o apreço e admiração de todos, pois preza pela excelência do ensino, tendo o compromisso de que a educação do município de Novo Horizonte continue sendo referência no país", enfatizou.

O edil finalizou: "Este vereador, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por Oliana Pereira Ascêncio em benefício desta cidade, sobretudo em prol da educação, tem a honra de outorgar-lhe o Diploma 'Construtor do Bem'."

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação como pareceres, votação, entre outros, clique aqui.