Vereador Roberto Melchiori requere ao Executivo apoio para solicitação ao DER sobre passagem segura para munícipes na Rodovia Cezário José de Castilho

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 13 de agosto de 2018

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (6), o Requerimento nº 378/18, no qual oficiou o Executivo Municipal, a intervenção ao Departamento de Estradas de Rodagens - DER, solicitando providências para garantir a segurança de pedestres que cruzam a Rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), no trecho que abarca em seu entorno os bairros Jardim São José e Jardim Esplanada, no Município de Novo Horizonte/SP.

O edil explicou que no entorno do referido trecho há bairros onde muitos moradores necessitam cruzá-la diariamente. "Esses pedestres não têm outra opção a não ser se expor constantemente ao perigo de atravessá-la, uma vez que a mesma separa certos bairros periféricos das demais localidades do Município. Muitos de seus transeuntes são idosos e crianças. Inúmeros foram os acidentes ocorridos com pedestres no trecho supracitado", observou.

Para Roberto, o que agrava mais ainda o quadro apresentado é o fato de o DER estar realizando obras de duplicação das faixas da rodovia sem promover a segurança dos pedestres que necessitam transitar pelo local. "Este Edil tem conhecimento de que as obras não foram finalizadas, porém, ainda assim é indispensável providências temporárias e por seguintes permanentes à segurança dos transeuntes. Destaco também a impossibilidade de determinadas pessoas cruzarem a via, pois há uma valeta profunda entre as faixas da rodovia, no trecho dos bairros em questão", ressaltou.

O vereador destacou que é clara a importância do trabalho que o DER vem promovendo na rodovia, mas, acima disso a segurança dos pedestres que por ali trafegam indiscutivelmente se sobressai, possuindo amparo na Carta Magna do Estado, através dos direitos à vida e a integridade física presentes no princípio da dignidade da pessoa humana.

Roberto afirmou que tem conhecimento de que o Município não possui competência para solucionar o problema em questão, porém, nada obsta que a Prefeitura Municipal reforce a solicitação aqui apresentada. "Faço tal pedido devido ao fato de vários munícipes e vereadores da Câmara Municipal terem efetuado diversos requerimentos ao DER solicitando soluções para o problema e nenhum deles foram atendidos. Diante disso, a fim de trazer segurança à integridade física dos transeuntes da área anteriormente citada, apresento esta propositura", finalizou.

**********

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.