Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos à Apae de Novo Horizonte
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal
Publicado em: 19 de setembro de 2018
O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (17), a Moção nº 60/18, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Novo Horizonte (Apae) pelo trabalho beneficente prestado as pessoas com deficiência, objetivando uma melhor qualidade de vida e inclusão social, com responsabilidade e profissionalismo.
O edil explicou que a instituição foi fundada no dia 17 de março de 1968, por meio de uma Assembleia realizada na Biblioteca Pública de Novo Horizonte, na qual o casal Dr. Adaldio José de Castilho e Altair Maria Pedrosa de Castilho fizeram a doação de uma chácara à diretoria, local onde hoje funciona a Escola de Educação Especial da Apae de Novo Horizonte.
"Essa organização social civil beneficente atua nas áreas de assistência social, educação, saúde, esporte, cultura, lazer, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos. Atualmente, Escola de Educação Especial conta com 110 alunos, sem restrição de idade, distribuídos em salas de aula de acordo com os níveis de aprendizagem de cada aluno, em dois períodos (matutino e vespertino), o ensino é dividido em Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Educação para Jovens e Adultos, Oficinas e Transtorno Global do Desenvolvimento TGD, como também, apoio terapêutico da equoterapia, estimulação neuro sensorial e hidroterapia", ressaltou.
Segundo o vereador, a Associação conta com uma equipe de 46 funcionários, sendo uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, dois psicólogos, duas fonoaudiólogas, uma assistente social, três fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional, uma enfermeira, treze pedagogas, três auxiliares de classe, três educadores físicos, uma professora de informática, uma professora de artes, três secretários, dois motoristas, um zelador, uma cozinheira, três auxiliares gerais, um neurologista e uma cuidadora, atendendo não somente pessoas deficientes do Município mas também das cidades de Sales e Irapuã.
Roberto destacou que, no presente momento, a Apae conta com parcerias das Usinas, Santa Isabel (Projeto Equoterapia) e São José Estiva (Projeto Hidro terapêutico), como também do Governo Federal, Estadual, Municipal e doadores individuais, no entanto, para saldar o custeio anual da entidade, acontece a tradicional festa da APAE, evento realizado há mais de 30 anos.
"Diante do inestimável trabalho realizado nestes 50 anos, pela Apae de Novo Horizonte em prol das pessoas com deficiência, proporcionando qualidade de vida e inclusão social, este vereador lhe concede esta Moção de Aplausos", finalizou.
**********
Tramitação
- Para acessar a íntegra da Moção e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.
Cadastre-se e receba notícias em seu email