Projeto Câmara Visita esteve no Cemitério Municipal

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 20 de setembro de 2018

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na quinta-feira (20), ao Cemitério Municipal, que é mantido pelo Departamento Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Os edis foram recebidos pelo Diretor Adjunto do Departamento, Deonisio de Oliveira; pelo chefe da Divisão de Urbanismo, Roberto Carlos Pedrozani; pelo administrador do Cemitério, Olívio Donizeti Longo; e pelos demais funcionários do local.

O Cemitério Municipal conta, atualmente, com 11 funcionários: três coveiros, três pedreiros, dois administradores, dois guardas e uma faxineira, no entanto, segundo eles, a grande maioria exerce funções que não condizem com seus cargos na Prefeitura, pois são serviços gerais, motorista, etc, e ainda ressaltaram a necessidade de mais funcionários concursados específicos para esse tipo de serviço.

Os funcionários também solicitaram a reforma do prédio da área administrativa, o que possibilitaria melhores condições de trabalho e segurança; e equipamentos para dias de chuva, como barraca e capas de chuva.

A falta de espaço no Cemitério foi tema de vários Requerimentos dos vereadores ao Executivo solicitando uma nova área para este fim. Segundo os funcionários, no local há espaço para abrir, aproximadamente, 120 novas carneiras e outras 211, antigas, poderão ser retomadas. Para essa remoção, Deonísio explicou que a Prefeitura terá que contratar empresa especializada neste serviço e o entulho descartado em local específico.

Outra preocupação dos edis se refere à segurança do local, que teve vários túmulos furtados há algum tempo. O Cemitério conta com dois guardas, no entanto, conforme o chefe da Divisão de Urbanismo, um deles encontra-se de férias e por isso há períodos do dia que o local fica sem vigilância.

O Diretor Adjunto do Departamento Municipal de Obras e Serviços Públicos também informou os vereadores que até o final do ano será implantado um sistema informatizado no cemitério para emissão de guias e boletos; que as obras para reconstrução do muro do Cemitério na Avenida da Saudade serão iniciadas na próxima semana; e que a Prefeitura irá abrir licitação para promover acessibilidade de todos os prédios públicos, inclusive do Cemitério.

Os edis agradeceram aos gestores e funcionários todas as informações passadas e se comprometeram em solicitar ao Executivo providências com relação a todos os assuntos abordados.