Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo possibilidade de realizar licitação para a implantação de lâmpadas de LED no Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 04 de outubro de 2018

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária de segunda-feira (1º), o Requerimento nº 456/18, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de realizar licitação para a troca das lâmpadas convencionais nos postes de toda a cidade para as lâmpadas de LED.

O edil explicou que a troca das lâmpadas tradicionais pelas lâmpadas de LED tem por objetivo contribuir positivamente com a iluminação pública, pois elas colaboram com 80% de economia em relação as convencionais, isso porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa fazendo com que a produção de luz seja maior usando menos energia.

"Apresenta também uma vasta durabilidade pela grande capacidade luminosa que as lâmpadas de LED possuem durando até 25 vezes mais que as incandescentes e três vezes mais que as fluorescentes e por não possuir filamentos metálicos, mercúrio ou substancias tóxicas na composição, elas não emitem poluentes ao meio ambiente e ainda podem ser recicladas pois não emitem radiação ultravioleta nem causa cansaço visual como os outros tipos, já que não possui mercúrio e nenhuma outra substância tóxica em sua composição", destacou.

Esses benefícios, segundo Roberto, já podem ser vistos no município de Novo Horizonte, nas Avenida Guido Dela Togna e Avenida da Saudade, ruas XV de Novembro e 28 de Outubro.

"Outras cidades como Guaratuba/PR e Campo Grande/MT também realizaram licitação, por meio da qual a empresa ganhadora procedeu a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED nos postes da cidade, contribuindo assim para melhoria da iluminação pública em seus municípios", ressaltou.

Por fim, Roberto salientou que o excedente advindo da economia gerada pela substituição restituirá o valor gasto com a companhia responsável pela troca das lâmpadas, portanto não gerará ônus para a Prefeitura Municipal.

*********

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.