Vereadores Nelsinho Luiz e Sônia Canato solicitam ao Executivo diversas informações e benfeitorias para o Cemitério Municipal

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 05 de outubro de 2018

Os vereadores Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato apresentaram, na sessão ordinária de segunda-feira (1º), os Requerimentos nº 465/18, ao Executivo Municipal, solicitando diversas informações com relação ao Cemitério Municipal.

Os vereadores fizeram as seguintes constatações e indagações:

- O Cemitério Municipal conta, atualmente, com 11 funcionários: três coveiros, três pedreiros, dois administradores, dois guardas e uma faxineira, no entanto, segundo eles, a grande maioria exerce funções que não condizem com seus cargos na Prefeitura. Está previsto a realização de concurso público para suprir as necessidades do setor? Caso a resposta seja negativa, explicar o motivo.

- Está prevista reforma do prédio da área administrativa e dos banheiros? Caso a resposta seja negativa, explicar o motivo. Se afirmativa, precisar a data. Salientamos que os mesmos se encontram com mínimas condições de trabalho, segurança e higiene.

- Existe projeto para adequação do cemitério à Lei Federal nº 10.098/00 (Lei da Acessibilidade)?

- Há possibilidade de comprar barraca e capa de chuva para que os servidores utilizem em dias de chuva?

- Existe viabilidade de melhorar a iluminação dentro do referido cemitério, visto que a iluminação é precária e contribui para que vândalos possam adentrá-lo?

- A Prefeitura recentemente adquiriu área para aumentar o cemitério, porém, segundo os funcionários, neste local há espaço para abrir, aproximadamente, 120 novas carneiras. Também outras 211, antigas, poderão ser retomadas, mas esta medida tem caráter paliativo. Assim sendo, o Executivo está tomando providências para aquisição de uma nova área para a construção de outro cemitério?

- Outra preocupação se refere à segurança do local, pois vários túmulos foram furtados há algum tempo. Há possibilidade de intensificar a segurança no local?

- Gostaríamos que fosse disponibilizada uma cadeira de rodas para o cemitério, para podermos atender a grande presença de idosos nas cerimônias de sepultamentos, além de auxiliar pessoas com problemas de locomoção ou que tiveram algum problema de saúde emocional provocado pelo luto.

Por fim, os vereadores explicaram que no dia 20 de setembro, através do Projeto Câmara Visita, eles estiveram no Cemitério Municipal, mantido pelo Departamento Municipal de Obras e Serviços Públicos, por este motivo solicitaram essas informações sobre os assuntos abordados.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.