Projeto Câmara Visita esteve na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Novo Horizonte

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 15 de outubro de 2018

O vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) acompanhado de servidoras da Câmara fizeram uma visita, na quinta-feira (11), à Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) de Novo Horizonte, vinculada ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva, unidade regional da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O edil foi recebido pelo Chefe de Seção Técnica da IDA, Klaus Saldanha Hellwig; pelo médico veterinário da IDA, Heinz Otto Hellwing; e pelo Diretor Administrativo do EDA, Marco José Franceschini. Segundo os gestores, a Inspetoria atende, além de Novo Horizonte, Itajobi, Urupês, Irapuã, Sales, Marapoama, Santa Adélia e Ariranha, compreendendo oito dos 18 Municípios que pertencem ao Escritório de Catanduva, com corpo técnico formado por agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas e estagiários.

Os gestores apresentaram a Nelsinho um panorama da produção agropecuária dos oito Municípios, a exemplo: 1.226 propriedades com 87.184 bovídeos; 50 galpões de granja de corte com produção de 1.250.000 frangos a cada 40 dias; quatro granjas de postura com produção de 223.200 ovos por dia; 2.137 propriedades produtoras de citrus com 7.787.754 plantas.

A IDA possui diversas atribuições ligadas à saúde animal e vegetal, conforme os gestores, entre elas: executa atividades de combate a pragas e doenças de animais e vegetais; inspeciona, fiscaliza e controla a produção, manipulação, comércio e transporte de produtos e insumos agropecuários; fiscaliza a conservação do solo; inspeciona e fiscaliza eventos agropecuários, recintos de concentração e o trânsito de animais e vegetais; lavra autos de infração e aplica sanções previstas na legislação.

Os gestores também citaram algumas peculiaridades dos Municípios atendidos pela Inspetoria, entre elas, a região possui uma das sete estações do Estado de São Paulo que embarcam bovinos para exportação, recebendo animais de todas as regiões do país que ficam em quarentena ou noventena, tempo que são monitorados e podem apresentar algum tipo de patologia.

Nelsinho pode tirar diversas dúvidas sobre todas as atribuições da Inspetoria, conheceu a estrutura e funcionários do local e agradeceu por todas as informações passadas. Klaus, Heinz e Marco agradeceram o edil pela visita à IDA e se colocaram à disposição do Legislativo Municipal.