Legislativo aprova denominação do Recinto de Rodeio e Eventos do Parque de Exposições como "Prefeito Sidney Jorge Francisco de Biasi – Zi Biasi"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 04 de dezembro de 2018

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 5.432/18, do vereador José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), que denomina "Prefeito Sidney Jorge Francisco de Biasi – Zi Biasi" o Recinto de Rodeio e Eventos do Parque de Exposições "Dr. Ulysses Guimarães".

O edil contou parte da história de vida de Sidney, conhecido por todos como Zi Biasi, natural de Pongaí/SP; filho de Armando de Biasi e Catarina Aroni de Biasi; atualmente casado com Vera Lúcia Mallet Alves de Biasi; pai de Berenice, Armando, Diná, Amarilis, Andaraí, Adriana, Aline e Pedro; avô de Lara, Bruno, Marcelo, Plínio, Dione, Maria Luiza, Vitória, Virgínia, Maria Laura, Maria Júlia e Catarina; e bisavô de Nickolas e Heloísa.

O vereador destacou que Zi recebeu em 1981 o Título de "Cidadão Novo-Horizontino", concedido pelo então vereador Valdir José Romanini, foi prefeito de Novo Horizonte de 1983 a 1988 e vice-prefeito em duas Legislaturas: 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

Para Beto, falar de Zi Biasi é contar a história do rodeio de Novo Horizonte. "Ele foi o precursor e ajudou a escrever a história do rodeio brasileiro e fez com que nossa cidade fosse considerada a Capital Nacional do Rodeio em Cavalo, se destacando como uma das mais antigas e tradicionais festas brasileiras", ressaltou.

O edil relembrou toda a história da festa de peão do Município, que teve início em 1967, no Estádio Municipal de Futebol José Quirino de Moraes (Quirinão), em caráter beneficente; passando pela fundação do Clube de Rodeio em 1972; a construção do recinto (início das obras em 1973), sendo o primeiro recinto do Brasil a ter cobertura e também uma arena com areia, o primeiro rodeio do país a ter queima de fogos em uma festa (1977), um dos primeiros a contar com um parque de diversões (1979), ano de inauguração no recinto, com um gigante estacionamento de quatro mil metros e capacidade para cinco mil carros.

Beto salientou que Zi, além de participar ativamente da vida política de Novo Horizonte, sempre pautou sua vida pela defesa dos interesses da comunidade, muito simples, carismático e humilde, conquistou amigos e admiradores ao longo de sua trajetória, tanto no serviço público, como frente ao rodeio. "Este Projeto de Lei tem o intuito de homenagear um dos precursores do rodeio em nosso município, atribuindo seu nome ao Recinto de Rodeio e Eventos do Parque de Exposições 'Dr. Ulysses Guimarães'".

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação como pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões, votação, entre outros, clique aqui.