Câmara realizou reunião para tratar sobre moradores em situação de rua no Município

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 29 de janeiro de 2019

O Legislativo Municipal realizou, na última segunda-feira (28), no anfiteatro da EMEF "Francisco Álvares Florence", uma reunião, após solicitação do vereador Roberto Melchiori, para tratar sobre os moradores em situação de rua que, atualmente, encontram-se nas praças centrais do Município.

Inicialmente, representantes do Poder Executivo e da Associação Teshuvá apresentaram as ações e os projetos que já são desenvolvidos no Município para o atendimento dos moradores em situação de rua, como a Casa Amparo e o Projeto Renovar. O acolhimento na Casa Amparo abrange desde oferta de um local para dormir e refeições diárias, até encaminhamentos odontológicos, psiquiátricos, escolares e profissionais. O Projeto Renovar oferece oportunidade de trabalho em departamentos da Prefeitura, capacitação e auxílio financeiro.

Segundo Isis Rossi, da Assistência Social; Padre Carlos Umberto Franquim e Fabiana Teruel, ambos da Associação Teshuvá; os sete moradores que se encontram nas praças centrais, em sua maioria dependentes químicos, com transtornos psiquiátricos, são resistentes ao acolhimento e aos tratamentos oferecidos pelo Município e pela Associação, situação que se agrava com a doação de esmolas, o que faz com que permaneçam nas ruas.

Durante a reunião, representantes de diversos Poderes, órgãos e setores da sociedade puderam dar ideias e sugestões de ações a serem adotadas, entre elas a divulgação nos meios de comunicação da campanha "Não dê esmola, dê oportunidade"; participação das igrejas na conscientização, aproximação e recuperação; presença e orientação da Polícia Militar; para os casos de transtornos psiquiátricos, agilização nas internações compulsórias; e visita a cidades que realizam outros projetos direcionados a este público.

Participaram da reunião, o prefeito municipal Toshio Toyota; servidores e diretores da Prefeitura; o presidente da Câmara vereador Cleber Gaúcho; os vereadores Amilcar Raphe, Celso Andrade Júnior, Ideval do Sinserp, Ivone Magri Ruiz, Beto de Souza, Nelsinho Luiz e Roberto Melchiori; o Delegado Seccional de Polícia, Dr. Marcos Júlio Cornachia; o 1º Tenente PM Luciano Carvalho de Souza, da 2ª Cia da Polícia Militar; representantes da Associação Teshuvá, entidades, igrejas e da sociedade.