Vereador Roberto Melchiori apresenta Moção de Aplausos ao Centro Comunitário Ana Fiorelli

Publicado em: 08 de agosto de 2019

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos vereadores presentes, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (5), a Moção nº 56/19, do vereador Roberto Melchiori, de Aplausos ao Centro Comunitário Ana Fiorelli de Novo Horizonte/SP, pelo trabalho em prol das crianças, adolescentes e suas famílias, proporcionando condições propícias para o desenvolvimento social.

"Fundado em 14 de dezembro de 1996, o Centro Comunitário Ana Fiorelli, situado à Rua João Minari, 313, Jardim América, surgiu através das Irmãs Franciscanas Estigmatinas, Zenaide Coelho e Maria Glazia Scognamiglio, mais conhecida como Irmã Paula, com o intuito de criar um espaço para acolhimento de crianças e adolescentes, em que na maioria das vezes, ficavam ociosas nas ruas tendo em vista que seus pais saíam de casa para trabalhar", explicou.

Segundo o edil, o Centro Comunitário foi legalmente formalizado em 27 de janeiro de 1997 e, atualmente, possui capacidade de atendimento para 63 crianças e adolescentes. "Para isso, conta com o auxílio de uma coordenadora, duas monitoras, uma cozinheira, um professor de karatê, um professor de jiu-jitsu, um assistente social, uma psicóloga, um professor de dança, um instrutor de informática e um funcionário destinado para serviços gerais", destacou.

O vereador salientou que, atualmente, o Centro tem a missão de atender gratuitamente crianças e adolescentes de 7 a 14 anos e 11 meses, em regime de meio período, em horário oposto ao horário oficial escolar, e está sob a direção de Valdir Roberto Rodrigues de Souza. "A entidade proporciona condições de fortalecimento e desenvolvimento pessoal, familiar e social de forma digna", observou.

Ao longo dos anos, conforme Roberto, o Centro Comunitário adquiriu reconhecimento público conquistando os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. "Buscou ainda outras certificações de reconhecimento nacional como o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), contribuindo com a redução nas ocorrências de situações de vulnerabilidade social, incluindo ocorrência de riscos sociais e seu agravamento ou reincidência, aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais e melhoria da qualidade de vida dos usuários e seus familiares", salientou.

O edil finalizou: "Diante da inestimável importância do trabalho realizado com o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, juntamente com o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, este vereador lhes concede Moção de Aplausos."

- Para acessar a íntegra da Moção, clique aqui.