Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo Municipal troca das lâmpadas convencionais para as de LED nos postes de toda a cidade

Publicado em: 26 de agosto de 2019

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (19), o Requerimento nº 350/19, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de realizar a troca das lâmpadas convencionais para as de LED nos postes de toda a cidade, tendo em vista resposta da Companhia Nacional de Energia Elétrica (Energisa), referente ao Ofício Especial nº 154/19; e encaminhou documentação em anexo.

Segundo o edil, atualmente, o Município utiliza lâmpadas de mercúrio para a iluminação pública, do qual demandam altos custos com manutenção e trocas recorrentes devido a sua baixa durabilidade, gerando um gasto mensal de aproximadamente R$ 127 mil aos cofres públicos, totalizando anualmente R$ 1,5 milhão.

"Ao se falar das lâmpadas LED o cenário é diferente. A durabilidade dessas lâmpadas é três vezes maior quando comparadas às convencionais, bem como a implantação desse tipo de iluminação gerará uma economia de 40% no consumo de energia. Há 6000 unidades a serem substituídas com um custo unitário de R$ 1.100,00 por poste. A substituição terá o custo de aproximadamente R$ 6,6 milhões, no qual o valor poderá ser financiado através da Caixa Econômica Federal, com carência de 1 ano e o prazo para pagamento de sete anos", ressaltou.

Segundo Roberto, a redução de 40% corresponde a uma economia anual no valor aproximado de R$ 600 mil no consumo de energia.  "As lâmpadas de LED contam com uma garantia de cinco anos, eliminando os gastos com manutenção e substituição, o que equivale a aproximadamente R$ 1,2 milhão anualmente. A projeção da redução de custo acumulado gerado, no decorrer de cinco anos será de uma receita de aproximadamente 10 milhões", salientou.

Para o vereador, analisando os dados acima, é possível verificar que a implementação das lâmpadas LED em todo o Município será suficiente para pagar todo o financiamento e ainda acarretará num superávit de R$ 3.399.182,31, que poderá ser utilizado em projetos sociais e melhoria de infraestrutura, objetivando sempre uma cidade melhor para todos.

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.