Vereador Roberto Melchiori solicita ao Executivo Municipal construção de Parque de Energia Solar para suprir os gastos com a iluminação pública

Publicado em: 24 de setembro de 2019

O vereador Roberto Melchiori apresentou, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (16/9), o Requerimento nº 396/19, ao Executivo Municipal, solicitando a possibilidade de construir um Parque de Energia Solar para suprir os gastos com a iluminação pública.

O edil afirmou que a iluminação pública no Município demanda um alto custo aos cofres públicos, com consumo somado às constantes manutenções. "Preocupado com tal gasto, este vereador apresentou uma solicitação para a substituição das lâmpadas convencionais para as de led, a fim de proporcionar uma redução drástica nos gastos que tais lâmpadas atualmente exigem. Porém, mesmo com a troca das lâmpadas para as de led, haverá um gasto de R$ 70.000,00 mensais", explicou.

Pensando no custo zero com iluminação pública, Roberto propôs que seja construído um Parque de Energia Solar, pois, segundo ele, ela é capaz de reproduzir energia utilizando a irradiação solar, com isso descarta a necessidade de métodos que liberam grande quantidade de gases poluentes na atmosfera.

"A Organização das Nações Unidas (ONU), em seu 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, diz: 'Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos'. É com esse embasamento que este vereador apresenta a referida proposta", ressaltou.

De acordo com o vereador, diversas cidades do Brasil como Vitória (ES), Ribeira do Piauí (PI), entre outras, implantaram medidas alternativas com Parques de Energia Solar, com a finalidade de diminuir os gastos com energia e aumentar a qualidade de vida da população.

"Sendo assim, faço tal solicitação, a fim de contribuir com a gestão financeira do Município, trazendo consigo desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente", finalizou.

********

- Para acessar a íntegra e a tramitação do Requerimento, clique aqui.