Vereador Beto de Souza concede Diploma "Construtor do Bem" à Equipe de Enfrentamento ao Coronavírus da Santa Casa

Publicado em: 03 de junho de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (1º), o Projeto de Decreto Legislativo nº 449/20, do vereador José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), que concede Diploma "Construtor do Bem" à Equipe de Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte.

O edil lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional; e, em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

"Mediante a esta nova emergência em saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte elaborou junto com seus profissionais de saúde um Plano de Contingência, que é um documento elaborado com o intuito de auxiliar na resposta ao enfrentamento de possíveis casos ou surto do novo Coronavírus (Covid-19) em nosso Município", ressaltou.

O vereador destacou que a Santa Casa é o único Hospital Geral do Município destinado ao atendimento de 41.052 habitantes, e diante deste novo quadro de saúde pública capacitou uma equipe para o enfrentamento à Covid-19, integrada pelos seguintes profissionais: Diretor Técnico, Dr. Timoteo Vilela Veríssimo; Gerente de Enfermagem, Daiane Moreira Esmarjasse Lourenço; Enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar, Alessandra Basaglia Martins; Técnicos de Enfermagem, Alexandre Lemes De Assis, Carlos Roberto Borges, João Paulo Franco Fariat, Luciano Rodrigo Paula, Valéria Do Prado Siviero.

"Estes profissionais estão diretamente em contato com a pandemia que atinge o mundo todo, por fazerem parte da linha de frente do combate à doença e também estão suscetíveis à infecção. O trabalho deles é fundamental para garantirmos a recuperação dos pacientes e minimizarmos os riscos de morte e/ou sequelas nos doentes", observou.

Beto salientou que cada um desses profissionais enfrenta um dos maiores desafios da história recente do país: travar uma guerra contra um inimigo invisível e que age rápido. "Suas armas de defesa são máscaras e luvas, e seus pedidos se resumem a um só: 'Estamos aqui por vocês. Fiquem em casa por nós!'. O desejo de continuar a lutar está na vocação em agir na defesa da vida, do bem coletivo, e na esperança de que as coisas voltarão ao seu lugar muito em breve", finalizou.

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Decreto Legislativo e detalhes da tramitação, votação, entre outros, clique aqui.