Legislativo aprova em segunda votação proposta que denomina "Professora Olga Buainain Georges" o Chafariz localizado na Praça 9 de Julho

Publicado em: 22 de julho de 2020

O Plenário do Legislativo aprovou, em segunda votação, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (20), o Projeto de Lei nº 5.846/20, da vereadora Lúcia Alves de Oliveira Andrioti, que denomina "Professora Olga Buainain Georges", o Chafariz localizado na Praça 9 de Julho. A proposta foi aprovada em primeira votação na sessão ordinária do dia 6 de julho.

Lúcia contou parte da história de vida de sua homenageada, natural de Novo Horizonte; filha de João Buainain e Nabiha Buainain; foi casada com Adib Georges; e mãe de Giselda, Cristiane, Adib e Lilian Maria. "Sua família pertence aos pioneiros cidadãos da cidade de Novo Horizonte, onde se instalaram ao emigrar do Líbano para o Brasil, no ano de 1924, quando seu pai abriu seu comércio - a icônica Casa dos Dois Mil Artigos", afirmou.

Segundo a vereadora, Olga lecionava catecismo por doação e paixão, assim como criou entidades dentro da Igreja de ajuda aos jovens e adolescentes para valorização dos valores humanos e formação de caráter, entidades em que ela voluntariamente ensinava. "O ensino era sua vocação. Deus era seu guia", afirmou.

Lúcia ressaltou que sua homenageada era formada em Pedagogia. "Tinha paixão pelos seus alunos pequeninos de primeira classe, assumindo a posição de mãe para muitos deles. Iniciou sua carreira nas escolas de rurais onde, mesmo com muita dificuldade de transporte, porém com enorme grandeza de alma, levava conhecimento às crianças de sítio e periferia da nossa cidade. Ela ia de charrete ensinar os pequeninos no Pendura Saia, Anastácio, entre outros bairros da cidade. Posteriormente lecionou no FAF, até os últimos dias de vida", observou.

A vereadora salientou que Olga, como mãe, era extremamente carinhosa e ao mesmo tempo enérgica, passou lições importantes a seus filhos como: "amai ao próximo como a ti mesmo", "faça tudo com amor e seja sempre fiel nas pequenas coisas que a vida lhe será fiel no muito", e "que nada abale suas forças e sonhos, desde que os mesmos sejam construídos sobre a sólida coluna do respeito, amor e honestidade".

Lúcia lembrou que sua homenageada foi acometida por uma doença fatal, que no ano de 1982 a levou muito jovem da sociedade, deixando seus filhos e seu esposo inconsoláveis. "Pessoa marcante em nossa cidade, acompanhou atuante o crescimento da pequena cidade de Novo Horizonte, contribuiu imensamente no ensino e educação, moradora da Praça 9 de Julho desde que a mesma foi inaugurada, onde passeava com frequência tanto com os filhos quanto com seus alunos, Olga, com seu sorriso inconfundível, marcou para sempre a história de nossa cidade, levando esperança, força, cultura, educação e paz para todos os que por sua vida passaram", destacou,

A vereadora finalizou: "'O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, há momentos inesquecíveis, pessoas incomparáveis e coisas inexplicáveis'. (Fernando Pessoa) Profa. Olga Buainain Georges é uma dessas pessoas. Sua sabedoria, seus ensinamentos, sua doçura e sua alma humana ficarão marcados para sempre na estória de nossa cidade."

Tramitação

- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.