Legislativo aprova em segunda votação proposta que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no calendário oficial do Município
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 18 de agosto de 2020
O Plenário do Legislativo aprovou, em segunda votação, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (17), o Projeto de Lei nº 5.882/20, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), que inclui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no calendário oficial do Município de Novo Horizonte, a ser comemorada anualmente no mês de março, conforme programação definida pela Prefeitura Municipal.
O edil explicou que a referida síndrome recebe o nome em homenagem a Jhon Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862, caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal.
"O dia 21 de março é celebrado como o Dia Internacional da Síndrome de Down, a data foi escolhida pela Associação Internacional Down Symdrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/03) alteração cromossômica que caracteriza esta síndrome", observou.
Nelsinho ressaltou que a síndrome não é um defeito, nem mesmo uma doença, é uma ocorrência genética natural e, no Brasil, aproximadamente a cada 800 crianças nascidas, uma tem Síndrome de Down.
"Por motivos ainda desconhecidos, durante a fecundação do óvulo o embrião é formado com 47 cromossomos, no lugar de 46 que se formam normalmente. Para estas pessoas o apoio da família e o acesso à educação, saúde, esporte, lazer, trabalho, entre outras atividades, são fundamentais para um melhor desenvolvimento e inclusão social", salientou.
Por fim, o vereador destacou que gostaria de chamar à atenção para a data propositiva, e sugeriu que seja marcada por atividades e promoções que valorizem as pessoas portadoras da Síndrome de Down.
*****
Tramitação
- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.
Cadastre-se e receba notícias em seu email