Câmara aprova denominação da Base Descentralizada do SAMU e Central de Transporte Sanitário como "Vice-Prefeito Dr. Ernomar Octaviano"
Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH
Publicado em: 07 de outubro de 2020
O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 5.954/20, do vereador Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), que denomina "Vice-Prefeito Dr. Ernomar Octaviano" a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Central de Transporte Sanitário, localizada na Rua Bernardino Guerra, nº 97, na Vila Patti.
O edil contou parte da história de vida de seu homenageado, natural de São Carlos/SP; filho de Guiomar Octaviano e Ernesto Octaviano; esposo de Bárbara Maria Apparecida Octaviano; pai de Marcelo César Octaviano, Marcos Augusto Octaviano e Daniele Maria Octaviano.
Conforme Ideval, Dr. Ernomar iniciou sua vida profissional lecionando Geografia, em Pitangueiras/SP; foi Diretor de Escola Substituto em Votuporanga/SP; e, em 1964, veio com sua família para Novo Horizonte, onde inicialmente foi Diretor Efetivo da Escola "Profª Shirley Camargo Von Zuben", cuja denominação por ele foi sugerida.
"Com seu inseparável amigo, Átila Gonzales, cursou Direito em Uberaba/MG. Foram décadas e décadas exercendo também a advocacia, ao lado do Dr. Átila. Cursou Pedagogia em Ribeirão Preto/SP, e, graças a sua luta, conseguiu trazer a Delegacia de Ensino para nossa cidade, sendo o primeiro a ocupar o cargo de Delegado de Ensino no município. Foi, ainda, Inspetor de Ensino em escolas locais e na região até conquistar sua aposentadoria", salientou.
Segundo o vereador, Dr. Ernomar foi um dos sócios-fundadores da Associação Comercial e Industrial de Novo Horizonte, comentarista esportivo na antiga Rádio 870, assessor jurídico da Santa Casa, gratuitamente, e um dos mais antigos colaboradores do jornal A Gazeta da Tarde, assinando por quatro décadas a coluna Mini Máximas.
Ideval destacou que seu homenageado recebeu da Câmara a Medalha "28 de Outubro", em 1988; e o Título de "Cidadão Novo-horizontino", em 1991; além de ter participado na vida política da cidade, como Vice-Prefeito, de 1997 a 2000, na administração do Ex-Prefeito Same Calil Nicolau Eid; e assessor jurídico da Prefeitura, em cargo de confiança, por 16 anos seguidos, nas gestões de Toshio Toyota e Antônio Vila Real Torres (Toninho Belão).
"Ressalto, ainda, a dedicação à arte de escrever desse poeta e escritor. Autor e editor, com grande sucesso de vendas, ao lado do Dr. Átila Gonzales, dos livros Citações Jurídicas na Bíblia e Sindicância e Processo Administrativo, o qual alcançou a marca de 12 edições. Dr. Ernomar também escreveu diversos livros de poesia, entre eles, a Uiara do Rio Rio. Ministrou palestra sobre Direito Administrativo para juristas e desembargadores, em Brasília. Foi convidado para receber o Título de 'Jurista do Mundo', em Lisboa, Portugal", enfatizou.
Dr. Ernomar faleceu em 21 de junho de 2019, mas o seu exemplo de homem honesto, dinâmico, perfeitamente identificado com os anseios da população, a quem sempre serviu com a maior retidão, é um legado que jamais será olvidado, salientou o edil.
Ideval afirmou que se sente honrado em eternizar o nome do Vice-Prefeito Dr. Ernomar Octaviano com a referida denominação, em razão da história de vida de seu homenageado, pois é uma pessoa que será sempre lembrada pelas realizações e virtudes.
*****
Tramitação
- Para acessar a íntegra do Projeto de Lei e detalhes da tramitação, entre outros, clique aqui.
Cadastre-se e receba notícias em seu email