Câmara instaura CPI para apurar fatos relacionados à gestão da Santa Casa

Publicado em: 23 de junho de 2021

O Legislativo Municipal instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fatos referentes à gestão da Santa Casa de Novo Horizonte, nos últimos três anos, podendo retroagir a tempos anteriores se necessário, conforme a Resolução nº 94/21 publicada, nesta quarta-feira (23), na Imprensa Oficial do Município.

O Requerimento solicitando a abertura da Comissão foi apresentado, na sessão ordinária da última segunda-feira (21), pelos(as) Vereadores(as) Luciano Aschkar, Ligero Mecânico, Tiago Rocca, Paula Reami da Ong e Sônia Canato. De acordo com a citada Resolução, com assinaturas de 1/3 dos membros do Legislativo (cinco Vereadores), a decisão da instauração da CPI se sujeita ao juízo de admissibilidade da Presidência da Câmara.

Na terça-feira (22), os edis se reuniram para discutir o teor da Resolução, que estabelece diversas diretrizes à Comissão e, com exceção da Vereadora Ivone Ruiz, que não estava presente, e do Vereador Casadinho, que se posicionou contra, os(as) demais Vereadores(as) concordaram com os termos da Resolução. Após consulta aos presentes, a CPI será formada pela Vereadora Paula Reami da Ong (Presidente), Vereador Arnaldo do Nascimento Araújo (Vice-presidente), Vereador Ligero Mecânico (Secretário), Vereador Tiago Rocca (Relator) e Vereador Raí Ascêncio (Membro).

A Resolução estabelece que a Comissão terá prazo de duração de 180 dias, podendo, se necessário, prorrogar os seus trabalhos, desde que justificadamente. O documento também prevê que as oitivas dos depoentes serão transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara nas páginas oficiais do Legislativo no Youtube e Facebook.

Veja a íntegra da Resolução, clique aqui.