Câmara realizou reunião com técnicos da Prefeitura para esclarecimentos sobre financiamento para substituição das lâmpadas da rede de iluminação pública

Publicado em: 13 de dezembro de 2021

O Legislativo Municipal realizou uma reunião, nesta segunda-feira (13), às 11h, para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei nº 259/21, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 3,5 milhões, no âmbito da linha de financiamento Finisa, para substituição das lâmpadas da rede de iluminação pública de "vapor de sódio" por "LED".

O Prefeito Fabiano Belentani encaminhou a proposta com solicitação de análise em sessão extraordinária. No entanto, muitas informações importantes não constavam no Projeto, motivo pelo qual o Vereador Raí Ascêncio solicitou reunião com técnicos da Prefeitura, deferida pelo Presidente Luciano Aschkar.

Participaram os Vereadores Jair Gordo, Pastor Arnaldo, Carlos Henrique BGO, Kall Rigamonti, Casadinho, Luciano Aschkar, Ligero Mecânico, Raí Ascêncio e Tiago Rocca; o Diretor de Projetos, Posturas e Iluminação Pública, Gustavo Della Dea; o Diretor de Obras e Serviços Públicos, João Vitor Neri; e o Engenheiro Elétrico, Tiago Michelmani.

Os técnicos trouxeram vários documentos e esclareceram diversas dúvidas, como: o projeto se autofinancia - após a troca de toda a iluminação pública, a economia gerada pelo LED pagará o financiamento; no valor estão inclusas aquisição e instalação de todos os itens para substituição da iluminação em 5 mil pontos de uso, o correto descarte dos materiais que serão substituídos e aquisição de veículo para manutenção da iluminação pública.

Também foi informado que a iluminação de LED tem durabilidade de 15 anos e garantia de cinco anos; que o Processo Licitatório levará dois meses para conclusão e que empresa vencedora terá seis meses para execução de todo o serviço.

O Presidente Luciano Aschkar solicitou que os documentos apresentados na reunião sejam anexados à tramitação do Projeto, pois se tratam de informações importantes tanto para os Vereadores como para a população.