Câmara realizou reunião para esclarecimentos sobre a alimentação da Rede Municipal de Educação

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo/CMNH

Publicado em: 25 de março de 2022

O Legislativo Municipal realizou uma reunião, na quinta-feira (24), às 14h, com o Secretário Municipal de Educação, Ademir Almagro; a Nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar, Eveline Sigoli; e a Chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Silvana Faccio; para esclarecimentos sobre a alimentação da Rede Municipal de Educação.

A reunião foi solicitada pela Vereadora Paula Reami da Ong, na última sessão ordinária (21), após o recebimento de reclamações sobre o tipo de cardápio elaborado, principalmente para a Educação Infantil. Participaram da reunião, os Vereadores Carlos Henrique BGO, Kall Rigamonti, Casadinho, Luciano Aschkar, Ligero Mecânico, Paula Reami da Ong, Raí Ascêncio e Sônia Canato.

A nutricionista Eveline explicou todo o funcionamento da Cozinha Piloto, questões relacionadas à infraestrutura, aquisição dos alimentos, elaboração do cardápio, preparo e distribuição de 14 mil refeições diárias; além de tirar diversas dúvidas dos edis.

Segundo ela, a Divisão de Alimentação Escolar segue regras de uma Resolução de 2020 (nº 6/20), do Governo Federal, que preconiza a alimentação saudável - alimentos in natura, e limita o uso de processados e ultraprocessados; e explicou na prática o que isso significa, como a limitação para doces e alimentos adoçados, gordurosos, redução do sal, limitação de embutidos, como presunto e salsicha, etc.

Eveline ressaltou que essa é uma fase de adaptação às mudanças implementadas no cardápio, no entanto, são feitos testes de aceitabilidade dos alimentos e aqueles que não são aceitos pela maioria, não são mais ofertados.

O Secretário Ademir também prestou diversos esclarecimentos sobre o assunto, explicou que estão com problemas no fornecimento de alimentos por empresas, devido à alta dos preços; falta de funcionários; espaço físico limitado na Cozinha Piloto; e salientou que a prioridade sempre será ofertar uma alimentação de qualidade aos alunos da Rede.