Câmara realizou reunião com representantes da Associação Cultural "Professor Sebastião de Godoy"

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo/CMNH

Publicado em: 10 de maio de 2022

A Câmara Municipal realizou uma reunião, na segunda-feira (9), às 12h, com Vicente Guereschi, Adauto Barros e Gustavo Siviero, respectivamente, presidente, secretário e advogado da Associação Cultural "Professor Sebastião de Godoy", mantenedora do Centro Cultural "Gino de Biasi Filho".

A reunião foi solicitada pelo Vereador Pastor Arnaldo e deferida pelo Presidente Luciano Aschkar, para esclarecimentos sobre a administração do Centro Cultural. Participaram os Vereadores Jair Gordo, Pastor Arnaldo, Carlos Henrique BGO, Ligero Mecânico, Rodrigo do Prado e Tiago Rocca.

Os representantes da Associação contaram toda a história de fundação da entidade, constituída para administrar por 20 anos o Centro Cultural "Gino de Biasi Filho", inaugurado em 6 de julho de 2013, após a restauração do prédio do antigo Mercadão Municipal pela Agência de Desenvolvimento de Novo Horizonte (Adenovo), em parceria com a Usina São José da Estiva, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

No entanto, conforme relatado, em 2017, a Prefeitura entrou com ação de reintegração de posse, obtendo êxito, pois à época nem a Prefeitura nem a Associação tinham cópia de um documento que dava anuência para a Associação administrar o espaço. Em 2022, segundo informaram, o Executivo entrou com pedido de execução da reintegração de posse e, a qualquer momento, a Associação pode ter que deixar o Centro Cultural.

Contudo salientaram que, também este ano, a Associação conseguiu cópia do documento de anuência e com base neste fato apresentaram nova ação, de cunho rescisório, que solicita revisão da decisão anterior, a qual aguarda análise pela justiça.

O Vereador Tiago Rocca sugeriu a realização de uma nova reunião na Câmara, com os representantes da Associação e também com o Prefeito Fabiano Belentani, que foi deferida pelo Presidente Luciano Aschkar e deve ser agendada em breve.