Fevereiro Roxo e Laranja: mês de conscientização do Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo CMNH

Publicado em: 16 de fevereiro de 2023

O mês Fevereiro Roxo e Laranja visa reforçar ações para conscientização da população sobre doenças que afetam a saúde pública: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer, representados pela cor roxa; e a Leucemia, representada pela cor laranja.

Lúpus

O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para mantê-lo em funcionamento. No entanto, os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Os principais sintomas são lesões na pele; dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; inflamação no rim; alterações no sangue; entre outras.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome crônica que ataca especificamente as articulações. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou infecção; no entanto, ainda não se sabe o motivo pelo qual as pessoas a desenvolvem. Alguns dos sintomas são dores pelo corpo, principalmente nos músculos e tendões, cansaço excessivo, alterações no sono e ansiedade.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social; e, com o passar do tempo, causa a perda de memória. Os sintomas incluem: falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos, dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais.

Leucemia

A Leucemia é definida como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida, que tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados e perda de peso.

Informações: Ministério da Saúde.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!