Vereador Pastor Arnaldo solicita ao Prefeito Fabiano Belentani implantação de tratamento de equoterapia para crianças e adolescentes com TEA

Publicado em: 02 de março de 2023

O Vereador Pastor Arnaldo (PL) apresentou, na sessão ordinária realizada no dia 23 de fevereiro, o Requerimento nº 94, ao Prefeito Fabiano Belentani, perguntando se há possibilidade de implantar no Município o tratamento de equoterapia voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O edil explicou que, segundo pesquisas, a equoterapia propicia inúmeros efeitos benéficos para crianças e adolescentes autistas no que se refere a motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos.

"A equoterapia é um recurso eficaz para os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, já que sobre o equino o autista manifesta-se emocionalmente através do toque e da expressão facial, obtendo-se resultados positivos nas diversas áreas acometidas por essa patologia, como mobilidade, motricidade, comunicação, autoestima, independência, linguagem e interação social", destacou.

Arnaldo salientou ainda que a referida terapia melhorará também habilidades sociais, cognitivas, sensoriais e motoras, promovendo o fortalecimento e o alongamento muscular, ajustes tônicos e posturais e coordenação motora.

Imagem: Canva.