Vereadores participaram do evento "Agricultura em Foco – 2º Encontro Regional sobre produção de Leite A2"

Publicado em: 23 de março de 2023

Os Vereadores Vasquinho, Raí Ascêncio, Casadinho, Jair Gordo, Sônia Canato, Ivone Ruiz, Pastor Arnaldo, Kall Rigamonti, Tiago Rocca e Carlos Henrique BGO participaram do "Agricultura em Foco – 2º Encontro Regional sobre produção de Leite A2", realizado no dia 17 de março, pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Agropecuária e Piscicultura, com patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Leite A2 é obtido a partir de vacas capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite que não desencadeia reações inflamatórias no organismo que provocam a má digestão ou fermentação, de forma que é indicado a quem tem dificuldade de digerir a beta-caseína A1, presente no leite de vaca comum.

Conforme informado pela Prefeitura, o evento contou com diversas palestras sobre a importância do Leite A2, entre os palestrantes estavam: Carlos Pagani Netto, diretor de Agropecuária e Piscicultura de Novo Horizonte; José Luiz Fonte, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Adaldio José de Castilho Filho, vice-Presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Sindi – ABCSindi; José Alberto Paiffer Menk, produtor de Leite A2 e proprietário do Laticínio MilkMenk; Wander Bastos, diretor Técnico da Associação Brasileira de Produtores de Leite, a Abraleite; Geraldo Borges, Presidente da Abraleite; e Aníbal Eugênio Vercesi Filho, diretor do Centro de Genética e Biotecnologia do Instituto de Zootecnia de São Paulo.

O evento também contou com a participação de Pedro Lucchesi, representando Dr. Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp; do Deputado Estadual Itamar Borges; do Secretário Executivo de Agricultura, Marcos Böttcher; do Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Dr. Antonio Junqueira; além de Vereadores e Prefeitos de várias cidades e produtores rurais.