Vereador Tiago Rocca denomina "Professora Maria Eulália Cardoso Rocca" a Estrada Municipal NVH-452

Publicado em: 15 de junho de 2023

O Plenário do Legislativo aprovou em 2ª votação, na sessão ordinária de 5 de junho, o Projeto de Lei nº 52, do Vereador Tiago Rocca, que denomina "Professora Maria Eulália Cardoso Rocca" a Estrada Municipal NVH-452.

O edil contou parte da história de vida de sua homenageada - conhecida por Dona Lala; natural de Irapuã, mas mudou-se ainda criança para Novo Horizonte; formada em pedagogia, dedicou sua vida a ensinar e alfabetizar crianças e jovens; esposa de Rubens Rocca; mãe de Alfredo Carlos Cardoso Rocca e Leda Maria Cardoso Rocca Kaufmann e avó do Vereador Tiago Rocca.

Tiago destacou que a maior paixão de sua avó era levar conhecimento aos lugares mais distantes do centro da cidade, para pessoas simples, moradores de bairros rurais que eram bastante habitados. "Ela foi professora na escola do bairro Dois Córregos, onde diariamente, durante mais de 20 anos, dirigia cerca de 22 km de ida e volta na estrada NVH-452 para lecionar na escola que era muito frequentada pelos jovens do bairro de áreas vizinhas, local este onde Dona Lala alfabetizou e introduziu ensinamentos escolares básicos a muitas pessoas, hoje já adultas e com famílias", observou.

O Vereador salientou que Dona Lala também teve grande relevância em meio a grupos locais, como os Vicentinos, Lions Club, foi madrinha de diversos jovens no abrigo conhecido como Lar São Vicente de Paulo, trabalhou voluntariamente em diversas festas com fins sociais e até mesmo na obra de reforma da Igreja Matriz.

"Dona Lala dedicou sua vida a ensinar jovens que seguiram suas histórias com tais ensinamentos, e em maior parte do tempo, utilizando a estrada NVH-452 para rumar ao seu objetivo, amando aquilo que fazia e a todos que dela precisassem, como se fossem de sua família", pontuou.

*Foto: enviada pelo Vereador.